Porto Velho (RO) domingo, 18 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Sim, Porto Velho tem peteca!


Sim, Porto Velho tem peteca! - Gente de Opinião

De uns tempos para cá, tudo é eletrônico, muitas vezes sem graça. Competições que marcaram a infância de sessentões agora caminham para o baú de brincadeiras não mais praticadas: peteca, amarelinha, pião e bolinhas de gude, especialmente.

Originária de Minas Gerais, a peteca era praticada entre indígenas que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves. Eles arremessavam o artefato entre si como forma de diversão.

Há coisas que ficaram lá na infância, sepultadas definitivamente da modernidade avassaladora em termos de diversões.

Por esse motivo, alegro-me ao ler edital assinado por Lucas Pereira Ramos, publicado na página a9 do Diário da Amazônia desta quinta-feira, no qual a Federação de Peteca do Estado de Rondônia convoca atletas e clubes associados para assembleia extraordinária eletiva no dia 31 de janeiro, às 20h, no Colégio Padre Mário Castagna.

Sabendo que o Areal é palco de uma dos maiores campos de areia da cidade, no qual competidores empinam pipas em diferentes períodos do ano, passo a conhecer o bairro, também, por conservar uma brincadeira tão antiga no País.

A Wikipedia ensina: a peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador a golpeia com a mão para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o chão.

Utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 24 segundos, ou senão a vantagem será revertida.

Regras básicas: s duração de um jogo é variável: cada set dura 16 minutos cronometrados de peteca em jogo, entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 25 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.

As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros é considerada a vencedora da partida. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei. Alô, alô, Lúcio Albuquerque.

ERÁRIO

Alguns auditores, outros executivos e parlamentares precisam zelar pela fala e pela escrita: erário público é redundância; todo erário é público. Basta escrever: erário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Montezuma Cruz

Álvaro Dias sugere curso para tomadores de empréstimos aprenderem mais sobre conservação ambiental

Álvaro Dias sugere curso para tomadores de empréstimos aprenderem mais sobre conservação ambiental

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) propôs esta semana ao Plenário a alteração da Lei nº 6.938, de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do

Marcha para Jesus agora é Patrimônio Imaterial de Rondônia

Marcha para Jesus agora é Patrimônio Imaterial de Rondônia

A Marcha para Jesus, evento que reúne milhões de pessoas no mundo e, pelo menos, 103 mil pessoas em Porto Velho, é agora Patrimônio Cultural e I

Guajará-Mirim é top na culinária e na solidariedade com sua vizinha, no Beni

Guajará-Mirim é top na culinária e na solidariedade com sua vizinha, no Beni

O incêndio é do lado de lá, quem socorre são os bombeiros brasileiros de cá. Safras agrícolas de Guayaramerín (Beni) para exportação entram pelo rio

Professor de Física publica artigo científico sobre o quarto estado da matéria, o plasma

Professor de Física publica artigo científico sobre o quarto estado da matéria, o plasma

Professores de Física em Porto Velho Professor publicaram na revista The Brazilian Journal of Development o artigo científico intitulado "Construção d