Porto Velho (RO) domingo, 5 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

BIJUS E COLORIDOS E PIZZAIOCA



Pesquisador da Embrapa
ensina acreanos a fazer pizza
de mandioca e biju colorido

Montezuma Cruz
Agência Amazônia

RIO BRANCO – Representantes governamentais, universitários e demais convidados terão oportunidade de conhecer, entre domingo e quinta-feira, como se fabricam bijus coloridos e a pizza de mandioca. O pesquisador do Centro de Tecnologia da Embrapa Mandiocultura e Fruticultura Tropical, Joselito da Silva Motta, visita o Acre com essa finalidade, a convite do deputado Fernando Melo (PT-AC).

 Recepcionado pela assessoria do deputado e pela direção da Embrapa-AC, o pesquisador fará palestras a respeito das mais recentes conquistas da Embrapa Mandiocultura, que tem sede em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, a 146 quilômetros de Salvador. "Ele vem nos ensinar o que estudou a fundo em suas pesquisas e sua presença no Acre também servirá para estimular os agricultores acreanos a contribuir com a criação do nosso futuro Pólo Sociomandioqueiro na região do Chandless", disse Melo, que é membro titular da Comissão de Agricultura da Câmara.

BIJUS E COLORIDOS E PIZZAIOCA - Gente de Opinião
Motta (esq.) com Fernando Melo, quando o deputado conheceu a Embrapa Mandiocultura, em Cruz das Almas (BA)

Joselito desembarcará no Aeroporto de Rio Branco às 23h de domingo. Na segunda-feira, das 9h às 11h, ele falará a respeito dos diversos usos da mandioca, para técnicos e demais convidados, no auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Às 13h fará uma palestra para produtores na Federação dos Trabalhadores do Estado do Acre (Fetacre).

À noite, a partir das 20h, Joselito visitará a Expoacre, onde haverá degustação da pizzaioca, a pizza de mandioca que já está se tornando conhecida, graças à divulgação da Embrapa. Essa pizza faz parte do livro com 243 receitas da culinarista baiana Iracema Sampaio, que mora em Campo Grande (MS).

Na terça-feira, o pesquisador viaja para Sena Madureira. Lá, das 9h às 11h, ele fará palestra com a mesma finalidade de transmitir conhecimentos sobre os diversos usos da mandioca, para os produtores convidados pela Secretaria da Agricultura e da Produção do Município. À tarde, entre 13h e 15h, Joselito Motta visitará lavouras de mandioca.

Na quarta-feira ele visitará a Embrapa-AC, onde será recebido pelo chefe da Unidade, Judson Ferreira Valentim, e equipe de pesquisadores. Das 9h às 10h fará mais uma palestra. Ao meio-dia viajará para Cruzeiro do Sul, acompanhando o deputado Fernando Melo. Chegará às 13h e será recepcionado pelo técnico da Embrapa Manoel Delson e pela pesquisadora Joana Leite. À tarde, depois das 14h, visitará as casas de farinha da senhora Graciete e do senhor Josemir. Na quinta-feira, dia 31, fará outra palestra para produtores, e às 13h retornará a Rio Branco. Às 23h ele embarca de volta para Salvador e Cruz das Almas.

A programação da visita do pesquisador foi organizada pelo pesquisador Neutemir de Souza Feitoza, da Embrapa-AC, pelo presidente da representação do Acre da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Valdemiro Rocha, e pela presidente da Fetacre, Sebastiana Miranda e pela pesquisadora da Embrapa, Joana Leite.

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amadeu Machado fez com o lendário Capitão Sílvio a 1ª licitação de terras públicas do País

Amadeu Machado fez com o lendário Capitão Sílvio a 1ª licitação de terras públicas do País

Gaúcho de Santa Rosa, o advogado Amadeu Matzenbacher Machado estudou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e veio para Rondônia em 1973. Foi

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)