Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Aquífero pode abastecer 2 milhões acreanos


 

MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia

RIO BRANCO, AC – Sorte tem Rio Branco: suas águas subterrâneas são suficientes para o abastecimento de 2 milhões de pessoas. A capital acreana é dona de um dos maiores aqüíferos do País. É bem possível que esse contingente humano não seja alcançado, pelo menos nos próximos 50 anos. Assim, o jeito é comemorar a riqueza e estudá-la minuciosamente. Pode ser que a cidade se industrialize e passe a ter um consumo maior de água.

Engenheiros da prefeitura e do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão concluindo estudos sobre a reserva, que se tornou conhecida desde 2006.

Com espessura média de oito milímetros e volume estimado de água de 146,9 milhões de metros cúbicos, o aqüífero descoberto em 2006 se estende do bairro Amapá ao bairro Belo Jardim. Dele podem jorrar até 200 mil litros d'água por dia. Segundo os geólogos, sua exploração deverá reduzir drasticamente os investimentos da Estação de Tratamento de Água da Companhia de Saneamento do Estado do Acre (Saneacre), que atualmente capta água do Rio Acre. 

Aquífero pode abastecer 2 milhões acreanos - Gente de Opinião
Engenheiro José Otávio dá explicações ao deputado Fernando Melo, que apóia pesquisas


Mapeamento

Segundo o diretor do Departamento de Planejamento Normativo e Estratégico da Secretaria Municipal de Planejamento de Rio Branco, engenheiro civil Carlos Renato Marmo, estudos do SGB e da secretaria prevêem para o ano de 2020 uma população inferior a 600 mil habitantes em Rio Branco. Atualmente, a cidade possui pouco mais de 300 mil habitantes.

Entusiasmado com os estudos em andamento, o deputado Fernando Melo (PT-AC) apresentou emenda de R$ 400 mil ao Orçamento Geral da União para este ano. O dinheiro será aplicado em pesquisas geológicas. O Aqüífero Rio Branco tem cerca de 120 quilômetros quadrados e profundidade que varia de 10 a 30 metros.

Marmo lembra que a recarga do Aqüífero Rio Branco se dá de forma direta sobre este, considerando-se que ele é do tipo confinado drenante, identificado um valor de infiltração igual a 587 milímetros por ano com média de 48,92 mm/mês, o que representa 30,49% do valor total da precipitação média anual em Rio Branco.

A área vem sendo mapeada em sua sub-superfície e nela serão avaliados os principais parâmetros físicos: transmissividade, coeficiente de armazenamento e condutividade hidráulica dos sedimentos da zona saturada, através de testes de bombeamento. Será necessário fazer um balanço hídrico regional para se caracterizar equantificar a recarga do aqüífero Rio Branco; identificar os bairros dentro do 2º Distrito de Rio Branco com maior potencial hidrogeológico; e avaliar os parâmetros de qualidade da água em relação ao conteúdo bacteriológico e físico-químico. Aquífero pode abastecer 2 milhões acreanos - Gente de Opinião

Vantagens e desvantagens

■ O Aqüífero Rio Branco é do tipo confinado drenante, com pequena extensão espacial, ocorrendo entre 2 a 10 metros de profundidade com espessura variando entre 1 a 8 metros.

■ A região do 2º Distrito apresenta uma série de problemas geotécnicos e se porta como desfavorável ao adensamento populacional.

■ É detentora do maior manancial de água subterrânea da cidade. Possui capacidade para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes.

■ Entretanto, este recurso hídrico é extremamente vulnerável à contaminação, tornado-se essencial a sua preservação para que desempenhe o papel de reserva de água subterrânea.

■ Um novo convênio está em andamento com o objetivo de criar o plano de manejo do Aqüífero Rio Branco.
 

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tragédia climática é a senha para o ser humano ter juízo

Tragédia climática é a senha para o ser humano ter juízo

De Washington, D.C. (EUA), onde mora há mais de três décadas, o rondoniense Samuel Sales Saraiva comenta a extensão de prejuízos do Rio Grande do Su

Jornalista, ex-engraxate e jornaleiro conta trajetória entre os sertões da Bahia e do Paraná

Jornalista, ex-engraxate e jornaleiro conta trajetória entre os sertões da Bahia e do Paraná

O jornalista Messias Mendes, 73 anos, sofreu um bocado dormindo em colchão de palha e cama de pau, mas alimentou a memória de migrante baiano em and

Advogados contam seus mortos

Advogados contam seus mortos

Ao adotar o tema Direitos Humanos a OABRO tomou-o também para si, pois alguns de seus membros foram vítimas até de assassinatos. “A OAB jamais se om

O revés dos anos 1970 inspirou  a orientação para advocacia

O revés dos anos 1970 inspirou a orientação para advocacia

O revés sofrido pela OAB-RO nos anos 1970 implicava a defesa da ética e das prerrogativas da classe. A violência atingia advogados militantes com at

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)