Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

“A Psicossomática e o Feminino”


“A Psicossomática e o Feminino”  - Gente de Opinião

O livro A Psicossomática e o Feminino, de autoria da doutora Melissa Andrea Vieira de Medeiros, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da mestre em psicologia  Daniele Mejia Cavalcante, será lançado na próxima quinta-feira pela Editora CRV, em evento público e gratuito, a partir das 19h, no Auditório Príncipe da Beira, da Faculdade Ulbra de Porto Velho.

A psicossomática pode ser compreendida por diversas abordagens, reconhecendo-se para tanto a predisposição hereditária e a exposição a vírus e bactérias a que todos estão submetidos.

O livro dá prioridade às relações de significado presente no adoecer somático, as intenções do psíquico de uma estrutura de personalidade que carece de simbolismos e deixa margem para o escoamento via corporal.   

Por meio de um recorte histórico passando pelas leituras psicanalíticas, a psicossomática é explicada a partir do entendimento do recalque e dos mecanismos de defesa do aparelho mental confrontando com uma estrutura de personalidade que “falha” em seu processo de simbolização, deixando o corpo biológico desprotegido.

Condicionada por estas falhas nas defesas psíquicas, a única saída para os traumas e afetos só podem ocorrer pelo soma (corpo). A leitura através do feminino aborda o contexto social no qual a mulher está inserida, tais como os diversos componentes que exigem dela a representação de vários papéis que ora lhe são designados.

Segundo as autoras, a Psicossomática no feminino pretende auxiliar os profissionais de saúde a compreenderem um pouco mais os problemas que podem ser apresentados pelas pacientes que sofrem de uma doença, mas que trazem em seu emblema diversas sequelas emocionais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Montezuma Cruz

General Mourão anuncia a volta do ICMBio e do Ibama no combate ao desmatamento na Amazônia

General Mourão anuncia a volta do ICMBio e do Ibama no combate ao desmatamento na Amazônia

O combate ao desmatamento na Amazônia voltará a contar com a participação direta do Ibama e do ICMBio, até então alijados do seu papel constitucional.

“Não há reforma agrária, terras são regularizadas a grileiros”, denuncia Procurador

“Não há reforma agrária, terras são regularizadas a grileiros”, denuncia Procurador

Está em curso em Rondônia e no País a criminalização não só da luta pela terra, do movimento camponês, mas também de advogados que atuam na defesa d

Sonho do estado vem dos anos 1960

Sonho do estado vem dos anos 1960

O fluxo migratório quase incontrolável rumo à Amazônia Brasileira acelerou a instalação do Estado de Rondônia. Quatro décadas depois da chamada Marcha

Terça-feira tem ato de solidariedade contra a criminalização da luta pela terra

Terça-feira tem ato de solidariedade contra a criminalização da luta pela terra

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) promoverá terça-feira, 22, às 15h, ato de solidariedade a camponeses e indígenas de Rondônia