Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

Maior fábrica do mundo parou hoje - Por Lúcio Flávio Pinto


 Maior fábrica do mundo parou hoje - Por Lúcio Flávio Pinto - Gente de Opinião
LÚCIO FLÁVIO PINTO
Editor do Jornal Pessoal, Belém (PA)

A Hydro Alunorte paralisou completamente a sua fábrica de alumina em Barcarena, a maior do mundo. Em consequência, a mina de bauxita de Paragominas, que lhe fornece o minério de bauxita para a transformação em alumina, também parou.


A empresa alega que foi obrigada a adotar essa atitude porque as autoridades públicas não lhe permitiram utilizar o segundo depósito de resíduos da produção, desenvolvida recentemente, em virtude da proximidade do esgotamento do primeiro depósito, e adotar o método do filtro prensa, “tecnologia de última geração”, que custou um bilhão de reais. O DRS-2 está embargado.

A empresa diz que as duas providências se tornaram necessárias porque que a área de depósito de resíduos de bauxita em uso desde o início das suas operações, em 1995, “está próxima de atingir sua capacidade”

Desde março, a Alunorte funciona com metade da sua capacidade, em virtude de acidente ocorrido em 17 de fevereiro, que lhe foi atribuído e levou à sua punição, por ordem judicial. A emprsa ressalta que as autoridades governamentais “confirmaram que não houve vazamento ou transbordamento das áreas de resíduos”, mas o embargo foi mantido.

Como a vida útil do depósito de rejeito em uso está sendo alcançado mais rapidamente do que o previsto, a Alunorte diz que se viu forçada “a tomar a decisão responsável de encerrar temporariamente 100% de suas operações”.

“Nosso time tem trabalhado duro nos últimos sete meses para manter operações seguras e preservar empregos. Este é um dia triste, pois temos a tecnologia mais avançada do mundo para continuar com operações seguras, que estamos impedidos de utilizar. Isso afetará empregos, comunidades, fornecedores e clientes”, garante John Thuestad, Vice Presidente Executivo de Bauxita & Alumina da Hydro, em nota publicada n a madrugada de hoje no site da empresa.

A decisão terá grande impacto, o problema é grave. Agora é a vez de os responsáveis pela punição se manifestarem. Pela relevância da questão, reproduzo na íntegra a nota oficial da Alunorte.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

Lendo o seu artigo Carajás:  enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?

Por que não proteger as castanheiras?

A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Amazônia na pauta do mundo

Amazônia na pauta do mundo

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc

Amazônida, produto da consciência

Amazônida, produto da consciência

O Dicionário Houaiss, o mais erudito da língua portuguesa, abriga 15 verbetes relativos à Amazônia, de Amazon (o primeiro) a amazonólogo (o últi

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)