Porto Velho (RO) domingo, 5 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

OAB Rondônia repudia apresentador Wilson Rodrigues sobre declarações sexistas e misóginas


OAB Rondônia repudia apresentador Wilson Rodrigues sobre declarações sexistas e misóginas - Gente de Opinião

A OAB Rondônia repudia, com forte veemência, os comentários do jornalista Wilson Rodrigues, conhecido como ‘Pica Pau’, do programa Plantão de Polícia, Rede TV Rondônia de Ariquemes. O comunicador fez declarações sexistas e misóginas, ao vivo, durante exibição do programa, e culpou vítimas de estupro pelo uso de roupas curtas.

A fala do apresentador ocorreu logo após a exibição de uma reportagem sobre uma operação policial realizada durante festa clandestina que envolvia menores e bebidas. Ao responder a um internauta como evitar um estupro, ele declarou: “Tem umas menininhas de 13, 14 aninhos, que se ‘maqueia’ (sic) e veste (sic) umas roupas muito ‘comportadas’. Não tem o short jeans? Elas não usam o short. Usam o cós do short. Ficam parecidas rapariga(sic), ‘moça’. Aí vão pra esses lugar (sic), dessas festinhas, enche (sic) a cara e é estuprada por um monte de moleques.”

A violência sexual contra mulher é inadmissível. A OAB/RO entende que é dever de todos, principalmente de formadores de opinião, defender o enfrentamento à violência contra a mulher. Dessa forma, os comentários do apresentador devem ser devidamente criticados e repudiados por todas as pessoas e organizações que se preocupam com a efetivação dos direitos humanos das mulheres.

A vice-presidente da OAB/RO, Vera Lúcia Paixão, considera inaceitável qualquer atitude ou comentário que venha culpar a mulher vítima de violência sexual pelo crime sofrido. “Inconcebível qualquer retrocesso na defesa quanto aos vários tipos de violência às mulheres. Cada mulher é livre para se vestir do jeito que quiser. Isto é liberdade e escolha individual que devem ser respeitadas por todos. Não se julga ninguém pelas vestes. Qualquer manifestação contrária a isto, contrária a estes direitos deve ser totalmente repudiada”, enfatiza.

O presidente Márcio Nogueira defende que culpar as mulheres pela violência machista é “seguir na direção contrária a todos os ditames éticos que guiam a busca pela efetivação de uma sociedade igualitária, democrática e humana”.

Aline Silva, secretária-geral, destaca que a busca pela efetivação dos direitos humanos das mulheres “tem sido imperativo na OAB/RO e o combate a todas as manifestações que legitimam, naturalizam ou justificam a violência de gênero devem ser manifestamente repudiadas”.

Larissa Rodrigues, secretária-geral adjunta, ressalta que o estupro é resultado de uma decisão consciente de uma pessoa de constranger a outra, mediante violência ou grave ameaça, a manter relação sexual não desejada. “Logo, no estupro, assim como em qualquer outro crime, a culpa é de quem comete a conduta criminosa – nunca da vítima”.

Dessa forma, a OAB/RO manifesta indignação frente a qualquer tipo de culpabilização das vítimas de estupro pelo crime cometido contra elas. Ressalta-se que o combate à cultura que banaliza e naturaliza o estupro deve estar presente em todos os espaços sociais, inclusive em programas televisivos. O enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é pauta permanente da OAB/RO, e é fundamental para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias.

Veja também: Jornalistas cobram justiça e retratação de apresentador que fez declarações misóginas e sexistas

Apresentador da RedeTV culpa vítimas de estupro pelas roupas que vestem

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril em Porto Velho.O even

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

O objetivo da expedição literária é o incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação ao longo de 1300 km entre os rios Madeira, Amazonas e Negro

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)