Porto Velho (RO) quinta-feira, 29 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Brigada NINJA Amazônia lança série documental nesta sexta (17)


Brigada NINJA Amazônia lança série documental nesta sexta (17) - Gente de Opinião

Depois de percorrer cinco estados, a Brigada NINJA lança a série documental que denuncia a destruição das florestas da Amazônia e do Cerrado, biomas duramente atingidos pelo aumento das queimadas. Evento acontece online nesta sexta-feira (17). (clique aqui e saiba como participar).

No pico das queimadas durante o período de seca do último ano, a Mídia NINJA estabeleceu cinco rotas em que uma equipe de comunicadores filmam, fotografam e narram o cotidiano da luta contra a devastação, protagonizada por lideranças indígenas, ribeirinhos, brigadistas voluntários, que correm contra o tempo para evitar que uma tragédia ocorra. Em junho, o desmatamento na Amazônia chegou a registrar o pior cenário dos últimos 13 anos.

Três documentários já foram lançados pela Mídia NINJA desde o último ano. Tendo pontapé no Acre, com a rota Chico Mendes, a equipe de jornalistas também percorreu o trecho da rota Madeira Mamoré, em Rondônia, e, no Tapajós (PA). Nesta sexta será a vez de mais dois: a rota Amazônia Indígena (AM) e Cerrado Amazônico (MT).

A Rota Chico Mendes circulou por Rio Branco, Transacreana e Xapuri, no Acre, para mostrar como os povos da floresta vivem e se sustentam preservando a mata. A Brigada esteve na Reserva Extrativista Chico Mendes, a maior do Brasil, e conversamos com lideranças históricas da luta dos seringueiros, parceiros de Chico Mendes. Também registraram de perto comunidades que vivem o conflito por terra na pele, sofrendo ameaças e tortura daqueles que só querem explorar e destruir a floresta.

Rota Chico Mendes

Em Rondônia, a rota Madeira Mamoré avaliou os impactos das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio nas comunidades ribeirinhas, o plano desenvolvimentista desenfreado, interesses econômicos de grandes elites. 

Rota Madeira Mamoré

Na rota Tapajós, queimadas, especulação imobiliária, grilagem, prisões ilegais, perseguição política, tudo isso na região que ocupa o primeiro lugar no ranking de lugares mais bonitos do mundo com praias de água doce: Em Alter do Chão, em Santarém (PA). A Brigada conversou com a população originária sobre exploração turística, resistência e cultura em um dos pontos mais atingidos por queimadas da Amazônia. 

Rota Tapajós

Nesta sexta (17), o documentário rota Amazônia Indígena narra o encontro de lideranças indígenas de todos os 9 estados da Amazônia Legal durante a a XII Assembleia Ordinária da Coiab – Coordenação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira, um momento importante de articulação do movimento indígena na história das lutas por direitos.

A rota Cerrado Amazônico ‘Os guardiões do fogo e da vida no cerrado’, também será exibido nesta sexta. A Brigada foi até a fronteira com a Amazônia, no estado do Mato Grosso, onde mais se desmata, para ouvir os indígenas xavantes, protagonistas na luta contra as queimadas e que protegem o Cerrado Amazônico há centenas de anos. O terceiro território indígena mais impactado pelo fogo, em 2019.

Programação

A exibição da série documental faz parte das atividades de lançamento da Brigada NINJA 2020, que ocorre ao vivo na sexta (17) e no sábado (18), com encontro de jornalistas ambientais da Amazônia. Clique aqui para inscrever-se.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

COVID-19 se espalha no território indígena Paiter Surui em Rondônia

COVID-19 se espalha no território indígena Paiter Surui em Rondônia

Lideranças do povo que vive na Terra Indígena Sete de Setembro próxima ao município de Cacoal em Rondônia, pedem ajuda em vídeos e carta à sociedade p

Luciana Oliveira debate em seu blog  sobre a Sáude Pública e a pandemia em Porto Velho

Luciana Oliveira debate em seu blog sobre a Sáude Pública e a pandemia em Porto Velho

Nesta sexta-feira, 7, o BLOG DA LUCIANA OLIVEIRA vai falar de saúde pública,  da pandemia, especificamente do seu impacto em Porto Velho que segundo b

OPERAÇÃO BERTHOLLETIA:  PF desmonta organização criminosa de exploração ilegal de madeira

OPERAÇÃO BERTHOLLETIA: PF desmonta organização criminosa de exploração ilegal de madeira

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17.07.2020), a denominada OPERAÇÃO BERTHOLLETIA, visando dar cumprimento a 08 (oito) mandados

Alerta: Comunidade de indígenas e quilombolas registra primeira morte por Covid-19 em Rondônia

Alerta: Comunidade de indígenas e quilombolas registra primeira morte por Covid-19 em Rondônia

A pandemia do novo coronavírus registrou a primeira vítima da comunidade tradicional multiétnica Rolim de Moura do Guaporé, onde vivem indígenas e qui