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Cleuber Pereira

INAUGURAÇÃO DA PONTE EXIGE LINHA DE ÔNIBUS PARA VILA DO 46


INAUGURAÇÃO DA PONTE EXIGE LINHA DE ÔNIBUS PARA VILA DO 46 - Gente de Opinião

Escola da comunidade da Vila do Km 46/Imagem ilustrativa


Cochá News
Por Cleuber Rodrigues Pereira

Região de uma economia diversificada e pujante, a BR-319 e adjacência, deve experimentar uma revolução na produção de grãos, carne e pescado, com a inauguração da ponte sobre o Rio Madeira, que deve ser entregue já no próximo dia 30, indicando índice de crescimento da ordem de 40% já na safra vindoura, estimulado pelo novo corredor (ponte), segundo aponta pesquisa da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), que já está trabalhando na instalação do primeiro frigorífico de pescado da região.

O contraste que afronta esta região produtora é a falta ou quase nenhuma presença do Poder Público, tanto estadual como municipal, em virtude basicamente de ser uma área limítrofe entre os estados de Rondônia e Amazonas, em que pese o reconhecimento de que o grosso da produção da região se localize nos domínios do Município de Porto Velho, no Estado de Rondônia.

Esta situação marcou os maiores embates desta entidade que congrega os produtores da região, e segundo seu presidente, Plínio Cella, ainda continua sendo o gargalo não só dos produtores, mas também das comunidades urbanas do Km 46 e da Vila do Km 13, ambas no Município de Porto Velho, que dependem de uma série de serviços públicos essenciais, cuja luta para sua consecução começa a ganhar força dentro da APROCOM.INAUGURAÇÃO DA PONTE EXIGE LINHA DE ÔNIBUS PARA VILA DO 46 - Gente de Opinião

Segundo dados da entidade, o setor de Educação não tem a qualidade desejada, mas atende as necessidades atuais, embora a Vila do Km 13 já reivindique a implantação de uma escola ali, em face do crescimento repentino da comunidade. Já o setor de Saúde exige uma readequação rápida da estrutura para atender a populosa comunidade da Vila do Km 46, assim como exige estudos para o atendimento da nova comunidade.

Mas a grande demanda atual e que será infinitamente potencializada com a inauguração da ponte é por um serviço de transporte coletivo municipal que faça o percurso da Vila do Km 46 à Capital, com uma linha regular que possa atender a população que reside na Vila e ao longo da BR-319 e que trabalha em Porto Velho. Segundo o estudo da APROCOM, há uma demanda reprimida por esse serviço na região, e por isso nos próximos dias irá à Prefeitura de Porto Velho oficializar um pedido de providência, protocolando correspondência no Gabinete do prefeito Mauro Nazif.

É preciso esclarecer que o serviço de transporte (interestadual) disponível àquela comunidade atualmente, além de caro não atende suas necessidades, ante a falta de um cronograma específico para atender as duas comunidades do Município de Porto Velho, com horários especiais e regularidade.

A APROCOM tem um histórico de realizações, primeiro sob o comando do produtor rural Salvador Sebastião Fagundes (Gaúcho), na luta pela energia elétrica para a região – a rodovia federal chegou a ser fechada pelos produtores -, e em seguida ainda sob sua presidência, e dos produtores Plínio Cella e Vilmar Coletti, na luta pela construção a ponte, e uma série projetos de grande alcance para área produtiva atualmente em andamento.

INAUGURAÇÃO DA PONTE EXIGE LINHA DE ÔNIBUS PARA VILA DO 46 - Gente de Opinião

A depender a posição da Prefeitura de Porto Velho, os produtores da BR-319 já planejam um grande movimento para a implantação do serviço de transporte coletivo, considerado hoje a principal bandeira de luta da entidade e seus associados.


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