Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 31/07


Centro Administrativo

Durante a posse do ex-deputado federal Chagas Neto no Sinduscon, o governador Ivo Cassol anunciou que ainda no primeiro semestre do ano que vem abrirá licitação pública para a construção do Centro Político e Administrativo do estado que substituirá a Esplanada das Secretarias. O projeto está pronto  e é guardada a sete chaves para maior impacto.

PMDB em Ji-Paraná

Dando seqüência a sua programação de encontros regionais, o PMDB rondoniense se reuniu no final de semana em Ji-Paraná sob o comando do clã Raupp.  Na oportunidade a agremiação recebeu 30 novos filiados e o presidente regional Valdir Raupp anunciou que a legenda tem condições de brigar pela conquista do Palácio Urupá.

Festa para Dalton

O PDT, que desenvolve esforços na criação de núcleos trabalhistas nos bairros, anunciou uma festa para receber a filiação do ex-vereador e ex-deputado estadual Dalton Di Franco, um dos reis da latinha de Porto Velho, apresentador do programa policial da Rede TV. Com grande popularidade junto ao povão, Dalton retoma sua carreira política depois de alguns  anos afastado.

Mais surpresas

E por falar em PDT, o partido dirigido pelo ex-prefeito de Ji-Paraná, Acir Gurgacz deve apresentar  boas surpresas para sua militância na capital. Um grande nome do cenário político local está ingressando no partido e em condições de entrar na peleja pelo Palácio Tancredo Neves, sede do governo municipal, alem de Dalton. Será uma dobradinha? Quem será?

Os preparativos

Impulsionado pelas primeiras sondagens eleitorais nos eixos operários do Tancredo/JK/Marcos Freire e Eldorado/Caladinho/Cidade do Lobo, o deputado federal Lindomar Garçon, do PV, prepara-se para assumir sua condição de pré-candidato à prefeitura de Porto Velho. Já organiza um grande evento para transferir seu título eleitoral de Candeias do Jamari para a capital.

Três vertentes

Embora se especule tantas postulações em Porto Velho para o ano que vem, a disputa vai se firmando entre três vertentes: A primeira liderada pelo atual prefeito Roberto Sobrinho, do PT, a segunda pelo bloco Nazif/Camurça e a terceira da coalizão liderada por Garçom a frente. Mas existem ainda nomes respeitáveis em condições de surpreender como José Augusto (PRTB) e Adilson Siqueira (PSOL).

A pré-candidatura

As comissões executivas municipal e estadual do PC do B, em nota a imprensa, reforçaram o projeto da candidatura a prefeitura de Porto Velho do vereador Davi Chiquilito Erse. Na mesma nota garantem que a coisa é prá valer e que existe um projeto nacional para que o partido dispute as prefeituras das capitais em 2008.

A necessidade

O simples fato do PC do B "reforçar" a pré-candidatura de Davi Chiquilito  revela indício que o lançamento não foi bem sucedido. A empreitada tinha tudo para ser  um sucesso, se a agremiação fosse coerente. Enquanto a sigla continuar como apêndice da administração Roberto Sobrinho ninguém dará crédito a  proposta. As primeiras sondagens confirmam o erro de avaliação dos vermelhinhos.

Posse em Vitória

Eleito na chapa da situação da Fenaj, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia -Sinjor, Marcos Grutzmacher está convocando amigos e correligionários para sua posse, que vai acontecer no encontro de Vitória (ES), no próximo sábado. Queixada também estuda convite de vários partidos para disputar uma vaga à Câmara Municipal no ano que vem.


Do Cotidiano

Obras de vulto de Farqhuar

No Brasil de hoje, Percival Farqhar, uma das maiores personalidades históricas de Rondônia e deste país, seria considerado um herói e o governo Lula o estaria assediando para investir nas PPPs. O empresário americano que finalmente deu conta de construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, no entanto foi considerado um inimigo no Brasil.

Farquhar nasceu em 1864, em Iork, Pensilvânia. Filho de pai milionário, estudou engenharia em Yale. Mais tarde tornou-se vice-presidente da Atlantic Coast Eletric Railway Co. e da Staten Island Eletric Raiway Co., que controlavam o serviço de bondes de Nova York.

Devido ao seu espírito empreendedor e conhecimento de companhias de trens resolveu lançar-se à concretização de um sonho, que era o de expandir o sistema ferroviário latino-americano.

Assim em 1904 sem nunca ter vindo ao Brasil comprou a Rio de Janeiro Light & Powe Co. e concessões da Societé Anonime du Gaz. No ano seguinte adquiriu na Alemanha uma pequena empresa que iria futuramente dar origem a Companhia Telefônica Brasileira. Nos anos seguintes iria adquirir as concessões das obras do Porto de Belém, a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. Percival era realmente um grande empresário que através de diversos negócios estava trazendo ao Brasil capitais estrangeiros e negócios que desenvolveram  muito nosso país.

Foi em 1907 que ele constituiu a Madeira-Mamoré Railway Co. com um capital de 11 milhões de dólares, lançando mão de um truque para enfiar dinheiro de americanos desconfiados de um empreendimento tido como amaldiçoado, como a ferrovia proposta. Junto com a concessão da ferrovia, percival tomou posse de milhares de quilômetros quadrados de seringais localizados na beira da linha da estrada de ferro que totalizavam, área  superior a muitos países europeus. Na realidade, o grande lucro que o empresário esperava retirar desse empreendimento era a exploração da borracha, que afigurava como muito mais rentável que a exploração da ferrovia em si.

Mas Percival, um dos maiores empresários do mundo na época, que chegou a ter um império de hotéis no Rio e São Paulo, loteamentos, em Santa Catarina e a Cia de  Navegação no Amazonas sucumbiria a I Guerra que levou a cortes de créditos para seus negócios no Brasil, levando-o a beira da ruína. Ele que lançou bases para serviços como  gás, iluminação, telefonia, hotelaria, madeireiras. Além de obras de vulto como portos, ferrovias, morreria em 4 de agosto de 1953.

Via Direta

*** O PMDB rondoniense trabalhou forte nas últimas semanas nas regiões de Ariquemes e Ji-Paraná *** Em Ariquemes o partido esta firme e forte com Confúcio Moura para a reeleição, mas em Ji-Paraná a legenda é inexpressiva *** A Assembléia Legislativa volta do recesso amanhã, segundo a TV Rondônia, com mais de 1000 contratações de funcionários neste primeiro semestre para explicar *** Se  isso for verdade, o programa de  moralização está desmoralizado. 

Fonte: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)