Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 27/10


O confronto
Uma coluna sem papas na língua 27/10 - Gente de OpiniãoNa semana passada o deputado Euclides Maciel (PSDB) foi á Brasília tentar salvar a pele juntoUma coluna sem papas na língua 27/10 - Gente de Opinião ao Diretório Nacional do PSL (partido pela qual foi eleito). Como se sabe, Maciel foi atingido duramente pela lei da infidelidade e sonhava com um acordo. Não esperava, no entanto, encontrar por lá a sua desafeta a presidente regional Silvana Davis, que tem apoio do comando nacional para detoná-lo. Vai daí que voltou de mãos abanando...

A polarização
Uma coluna sem papas na língua 27/10 - Gente de OpiniãoAbro a coluna de hoje para alertar os pré-candidatos a prefeito de Porto Velho para acordarem e botar o pé na estrada. Já corre um processo de polarização entre o prefeito Roberto Sobrinho e o deputado federal Lindomar Garçon nas ruas da capital. A tendência está constatada nas primeiras sondagens desta pré-temporada.

Noiva cobiçada
Como uma noiva cobiçada, a ex-presidente da Câmara de Vereadores Sandra Moraes (PR) já foi sondada por dois pré-candidatos a prefeito para que dispute a eleição de 2008 na condição de vice. Sandra que se destacou com sua performance no Poder Legislativo já colhe frutos do seu trabalho comunitário e de largo alcance social.

PSDC nas paradas
Uma coluna sem papas na língua 27/10 - Gente de OpiniãoO presidente regional do PSDC Edgar do Boi informa que a legenda conseguiu ampliar seus quadros de filiados na capital e já tem condições de lançar candidatura própria a prefeitura. As bases da agremiação pedem para que o próprio Edgar assuma a missão de disputar o Palácio Tancredo Neves e pelo que tudo indica ele não vai se fazer de rogado.

Bons nomes
Por seu turno, o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos, a principal liderança da agremiação no estado também prevê um bom crescimento da PSDC em Rondônia, já que tem  nomes a altura em municípios como Ji-Paraná (Joarez Jardim) e Cacoal, com a recente adesão de Glaucioni Neri. “O partido vai se afirmar em 2008”, sintetiza.

Dr. Nico as avessas!
Os adversários do prefeito Roberto Sobrinho, no final da campanha de 2004, quando ele embalou o pé para chegar ao Palácio Tancredo Neves, diziam que o petista seria uma reedição do Dr. Nico, o Terrível, aquele de Ji-Paraná. No início da sua administração chegou até dar impressão de um certo parentesco. Hoje se vê, sobrinho um Dr. Nico as avessas:  Sobrinho tem obras esparramadas por toda cidade.

Romeu e JulietaUma coluna sem papas na língua 27/10 - Gente de Opinião
Um caso tupiniquim de Romeu e Julieta comove a população rondoniense. Ocorre que os “capos” de dois clãs políticos adversários, perplexos, descobriram um namoro as escondidas entre seus filhos, jovens sonhadores, dispostos a tudo para casar e ser feliz. Diante da irredutibilidade da jovem casadoura e do Romeu, os  adversários já se tratam com mais cordialidade.

Garçom, o mineirinho
Uma coluna sem papas na língua 27/10 - Gente de OpiniãoMineiramente, o deputado federal Lindomar Garçon (PV) vai montando sua coalizão para galgar a prefeitura de Porto Velho nas eleições do ano que vem. Mesmo com todo o divisionismo da oposição, o ex-prefeito de Candeias do Jamari vai se garantindo para um eventual segundo turno, já que desponta desde já como um nome polarizador.

Na capital do império
De Washington, a capital do império, onde reside atualmente, o sociólogo Samuel Saraiva, filho de uma tradicional família rondoniense, enviou email para lamentar a o desmatamento na Amazônia e o caso que envolveu o governo e o Exército na pendenga pela área do Flor do Maracujá. Saraiva que se formou em Ciências Políticas e Sociais na Universidade do México acompanha as coisas da terrinha atentamente.

Dois pesos...
O Congresso Nacional adotou dois pesos e duas medidas quanto a lei de fidelidade partidária. Para os cargos de vereadores, deputados estaduais e federais vale mais urgência e as punições já estão próximas, como é o caso do nosso deputado Euclides Maciel. Para os cargos de prefeitos, senadores, governadores e presidente a coisa só começa realmente a valer a partir de 2008...

Do Cotidiano
As esperanças renovadas
Pelo menos 20 distritos rondonienses – quase meia dúzia em Porto Velho – brigam pela autonomia político e administrativa há quase duas décadas e casos como os de Extrema, quase na divisa com o Acre e de Tarilândia, no interior de Jaru, são os mais conhecidos, já que superam alguns municípios já criados em termos demográficos.
O grande sonho das localidades que pleiteiam a independência política e administrativa é acalentado  também por comunidades que floresceram mais recentemente no cenário regional, como União Bandeirantes, Jacinópolis etc mas com suas pretensões frustradas pelos entraves criados pelo Congresso Nacional.
A bandeira da emancipação tem o apoio do governador Ivo Cassol, do presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos e da bancada federal. No entanto, para que os projetos avancem, tudo depende de uma transferencia de atribuições do Congresso Nacional para a Assembléia Legislativa.
Na recente visita ao Congresso, os deputados estaduais Luizinho Goebel (Vilhena) e Wilber da Astir (Porto Velho) estiveram em audiência com o presidente do Senado Tião Viana, que já acena com a possibilidade de rever os entraves.
Discutida em audiência pública, a questão dos novos municípios mobilizou a classe política ainda no início do ano, mas os projetos não prosperaram. Com o aval do presidente do Senado Tião Viana as esperanças se renovam.
Mesmo com todo o clima de otimismo da classe política regional, a transformação dos atuais distritos em municípios ainda tem uma longa caminhada pela frente, já que depende de alterações no Congresso, depois a convocação de plebiscitos autorizada pelo Poder Legislativo e outros ritos que passam  também pelo pelo IBGE.
Por conseguinte, o sonho de Tarilândia e Extrema de eleger ainda em 2008 seus primeiros prefeitos e vereadores, dificilmente será concretizado a tempo. Mesmo assim, em outras comunidades também começa a pintar um clima de “eleições municipais”. Se em Extrema a corrida pela futura prefeitura já começou, colocando no páreo o pioneiro Zé Gaúcho, em Jaci-Paraná, por exemplo, que cresceu mais recentemente, o empresário Assis Raupp não esconde a intenção se ser o primeiro prefeito eleito pelo voto.

Via Direta
*** Além de Porto Velho, também Ariquemes é vitima da tocaia de assaltantes nos bancos *** As agências não fazem nada para dar mais segurança para seus clientes *** Mirante da Serra se prepara para a Maratona do Avestruz, evento já incluído no calendário turístico de Rondônia *** Na falta de clientes, os travestis estão assaltando quem der sopa nas proximidades dos seus points.
Fonte: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)