Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 23/08


Rivalidades tribais
Rivalidades tribais envolvendo as localidades de Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã contra Extrema estão prejudicando a criação do município de Tancredo Neves, unindo quatro distritos (Fortaleza do Abunã está no pacote) de Porto Velho. Como Extrema seria a sede do novo município, os demais distritos envolvidos se mobilizaram para que a emancipação não ocorra.

Contras a emancipação
Os contras a emancipação preferem ficar subordinados a Porto Velho e esperar abertura no Congresso Nacional para tratarem isoladamente de suas emancipações. No próprio Tribunal Regional Eleitoral –TRE já existem abaixo-assinados das localidades de Vista Alegre, Fortaleza e Nova Califórnia contra a criação do novo município.

Dom Quixote do Abunã
Ao meio de barreiras intransponíveis e mais o racha das lideranças da Ponta do Abunã correndo contra a independência da região, o líder de Extrema Zé Gaúcho, como um Dom Quixote pela criação do novo município, perambulava ontem na Assembléia Legislativa em busca de apoio para a causa emancipacionista. A maioria dos deputados ainda não tinham voltado de Brasília.

Os fora-da-lei
Assistimos, caro leitor, uma  verdadeira festa de impunidade neste estado. Políticos compradores de votos legislando, os envolvidos na Operação Dominó soltos, belos e fagueiros e os sanguessugas entregando obras no interior do estado, como se ainda fossem detentores de mandato. Pergunta-se: Que justiça é esta que temos em solo brasileiro?

Baita desfaçatez
Impressiona, por exemplo, a desfaçatez do  ex-deputado federal Nilton Capixaba, que é presidente regional do PTB, mostrando e divulgando toda sua força política no interior do estado, participando de solenidades e eventos políticos. Em Seringueiras, por exemplo, inaugurou obras. Até quando? E como os petebistas podem cobrar  moralidade em algum município do estado, se são comandados por um sanguessuga?

Avanço do PSDC
O governador Ivo Cassol que já foi também do PFL e do PSDB, estaria se preparando de mala e cuia para ingressar no PSDC, do seu fiel escudeiro Edgar do Boi. O crescimento da legenda nos últimos dias no estado indica esse caminho e o próprio chefe da casa Civil Juarez Jardim comanda o crescimento da legenda, unido com o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi de Oliveira.

Campanha de filiações
Para vitamar a legenda e demonstrar a sua força, os cristãos preparam uma grande campanha de filiações em todo o estado. Nem vai precisar de tudo isso, para o governador Ivo Cassol se sentir em casa. O partido já tem dois deputados estaduais aliados de primeira hora, além do presidente da Assembléia Legislativa e seu chefe da Casa Civil, e mais um enxame de cassolistas que ingressaram na agremiação nos últimos dias.

A vitalidade do ex-PFL
Quase reduzido a pó  em Rondônia, depois que o então governador José Bianco perdeu a reeleição á Cassol em 2002 e porque o partido se viu obrigado a expulsar de suas fileiras o então presidente da ALE Carlão de Oliveira (o mantenedor do partido), o ex-PFL agora conhecido como DEM  já começa a demonstrar vitalidade no estado. Muitos filhos pródigos começam a voltar a legenda.

Consul polonês
A imprensa paranaense destacou ontem a homenagem ao empresário Assis Gurgacz, presidente do grupo Eucatur, que vai receber no próximo dia 31 em Gdansk, o título de cidadão honorário da Polônia no Brasil. Como se sabe, seu Assis é neto de poloneses e nasceu numa região colonizada pelos polacos na região de União da Vitória, na divisa com Santa Catarina. A família Gurgacz está em festa.

Do Cotidiano

Malária volta a assustar

A imprensa tem dado destaque ao aumento da incidência da malária no estado e, conforme levantamento colhido pelo nosso repórter Luís Martins, da sucursal deste Diário em Ariquemes, 84 por cento dos casos da doença está concentrada em  apenas oito municípios. Destes, Porto Velho corresponde a metade das infecções.

Como se vê, a malária volta a assustar: neste primeiro semestre foram registrados quase 40 mil novos casos da doença que tanto aterrorizou Rondônia nos anos 70 e 80.

No auge da nossa colonização, ao final dos anos 70 e 80, a doença atingiu de rijo Ariquemes e seus distritos, como Machadinho, que em seguida  se transformaria em município. O título de campeão nacional de malária incomodava a população, com apelidos jocosos  dos municípios vizinhos, que chamavam a cidade vitima da doença de “aritremes”. A cada notícia na rede Globo em torno do mal, as lideranças se mobilizavam para reclamar que só “davam, más notícias e as boas eram esquecidas”.

A doença avança nas frentes de colonização. Assim foi na região de Ariquemes nos anos 80, como está ocorrendo agora em Porto Velho e Nova Mamoré. No município de Porto Velho o ingresso de madeireiras e de grileiros e fazendeiros nos distritos de Abunã, Jacy-Paraná, União Bandeirantes, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, alavancam os casos. Na região de Nova Mamoré, pipocam cidades no meio da selva, como Jacinópolis e Nova Dimensão, além de Rio Pardo na Região da Produção e novos assentamentos em Machadinho e Buritis.

Os dados do Sistema de Vigilância Epimideológica (Sivep) de Rondônia, indica no entanto, uma redução da incidência com relação ao ano passado. Segundo a matemática governamental, nos seis primeiros meses de 2006, o segundo nossos governantes comprova a redução da malária.

Seja para efeito de segurança pública ou para saúde, geralmente os números oficiais dos cara-pálidas do Palácio Presidente Vargas, são desmentidos pelos fatos. Na própria cidade de Porto velho se vê diariamente pessoas se queixando que contraíram a doença.

As recente estatísticas revelam que todas as regiões com projetos de colonização e grilagem de terras são mais atingidas pela enfermidade. O ranking é liderado por Porto Velho, seguido por Nova Mamoré,  Candeias, Machadinho e Guajará-Mirim. A boa notícia vem de Buritis, onde a incidência caiu para 3 por cento, mas lá os assentamentos já estão consolidados.

Via Direta

*** A crise no abastecimento de cimento chegou a Ariquemes, justamente quando começam obras de vulto na cidade *** Um curso de formação política será aberto neste final de semana, pela Escola do Legislativo na capital *** Os Democratas de Bianco se reúnem em Jaru neste final de semana para traçar diretrizes para o ano que vem *** Ontem, Rondônia liderou  o ranking de frocos de calor no Brasil, conforme a rede Globo.

Fonte:[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)