Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/07


A credibilidade

Ao final do primeiro semestre – e do período de sessões extraordinárias - a frente do comando a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste), presidente da Casa de Leis, comemorou os resultados dos primeiros meses de gestão. Aos poucos o Parlamento estadual recupera a credibilidade perdida na última década.

 

A reorganização

A Escola do Legislativo toca os cursos profissionalizantes, estendendo suas atividades ao interior do Estado; a demissão de fantasmas e de alguns figurões morando fora do estado se confirmou e, recursos na ordem de R$ 12 milhões, com uma política eficaz de gerenciamento, foram economizados. Serão aplacados na construção da nova sede do Poder Legislativo.

 

Começou a corrida!

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, torcida brasileira! Está aberta a sensacional corrida pela vaga de  postulante a vice-prefeito na chapa do prefeito Roberto Sobrinho, o  grande favorito para a jornada 2008. PMDB, PDT, PC do B e tantas outras legendas tentam se reforçar e mostrar que tem musculatura para a ambicionada função.


As especulações

Mesmo falando em candidaturas próprias, os partidos da base aliada de Sobrinho, estão mesmo de olho naquilo, a vaga de vice. Todo mundo sabe que o petista decolando com uma boa reeleição em 2008, torna-se o candidato natural do PT ao governo do estado em 2010. Portanto, neste caso, o vice ganharia dois anos de titularidade no Paço Tancredo Neves.

 

A carta do PMDB

Para indicar o vice de Sobrinho, o PMDB tem como trunfo o senador Valdir Raupp, presidente do diretório regional do partido, aliado da legenda de Lula, tanto no plano federal, como na esfera estadual. O ungido de Raupp seria o empresário Fernando Prado que se diz candidato a prefeito para valorizar os entendimentos. Não engana nem os políticos da categoria fraudinhas.

 

A opção do PDT

No caso do PDT, além da parceria formada nas últimas duas eleições com Acir Gurgacz, o partido tem um importante secretário municipal no governo popular de Sobrinho: o vereador de Porto Velho e secretario de Serviços Públicos Jair Ramirez, ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual. Uma bela carta do socialismo moreno.

 

E os vermelhinhos?

Bem articulados, os vermelhinhos do PC do B, se reforçaram com vereadores, com lideranças municipais, ex-deputados e boa parte do grupo político do falecido prefeito Chiquilito Erse para o pleito do ano que vem. Teria como carta para indicar a vice de Sobrinho, o vereador Davi Chiquilito, tido inicialmente como postulante a prefeito do partido.

 

Façam suas apostas!

As cartas do PMDB, do PDT e do PC do B são boas para esta sensacional peleja – a disputa da indicação do vice – e a escolha vai dar uma boa dor de cabeça para os petistas já que ninguém está brincando em serviço. Vejam o caso do PDT, por exemplo: Acir foi o candidato ao Senado mais votado em Porto Velho e está prestes a assumir o Senado.

 

Alargamento da ponte

Com assinatura de convênio com o DNITT, o prefeito de Ji-Paraná José de Abreu Bianco dá início a construção de uma das obras mais importantes para Rondônia nos últimos anos: o alargamento da ponte sobre o Rio Machado, que corta Ji-Paraná em dois distritos. Único eixo de ligação com o sul do país, a BR 364 padece de congestionamentos na altura da ponte. Quando interrompida, prejudica a região Norte por inteiro.

 

Contra o nepotismo

Mesmo com o Ministério Público recomendando as prefeituras e Câmaras Municipais a demitir os parentes dos prefeitos e vereadores, as resistências são grandes. Veja o caso de Melki Donandon, tio do prefeito Marlon, seu títere, em Vilhena. Apegado ao cargo de secretário geral, Melki resiste em deixar o Palácio dos Parecis.

 

Do Cotidiano
A temporada de desafios
 

Agora, todo mundo resolveu desafiar o governador Ivo Cassol, de Sagarana a Che Guevara, de Praia do Tamanduá aos topos da Serra do Touro? Senão vejamos: recentemente, de asas crescidas, o deputado federal Lindomar Garçon, negociava com lideranças da oposição uma aliança para as eleições municipais do ano que vem, contrariando os interesses de Dom Ivo. Logo em seguida, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho desafiou em programas de rádio o governador a equacionar os problemas de água e esgoto da capital, senão ele  Sobrinho, entrava nas paradas e resolveria tudo! Agora, é Melki Donadon, lá no Cone Sul, fazendo barulho, carreata de protestos e exortando Ivo a resolver os problemas de saúde locais. E mais: caso o governador resolva suas exigências ele se compromete a caminhar a pé entre Vilhena e Pimenta Bueno, um trajeto de quase 200 quilômetros! Ora, Donadon exige uma porção de UTIS e um monte de exigências que nem Curitiba tem...

Francamente, desafios assim, até eu faço, caso ele dê confiança a inspetores de quarteirão,  como eu!  Veja: se Ivo resolver o problema de segurança em Porto Velho carregarei uma cruz daquelas pesadonas da Paróquia São Tiago a Catedral Sagrado Coração de Jesus!

Francamente, desafiar o governador para tarefas quase impossíveis, escolhidas a dedo, é fanta! Para equacionar os problemas de água e esgoto de Porto Velho vai  mais umas quatro administrações estaduais pela frente. Para botar tanta UTI em Vilhena, como deseja Melki, que pleiteia a função de mártir naquelas bandas, também demora.

Com tantos desafios, Cassol já deve andar desconfiado. Que vantagem, levará nestes confrontos? Neste momento é mais conveniente dizer para os prefeitos amotinados: "Primeiro se elejam a governador, para equilibrar a peleja, para então me desafiar. Virou bagunça? Não tem mais hierarquia neste mundo?".

Suspeito que Roberto e Melki estão fazendo todo esse alvoroço com pesquisa debaixo dos braços. Cassol prepara um ungido para enfrentar Roberto Sobrinho na capital e terá um nome apoiado a prefeitura de Vilhena contra o clã Donadon. Nada mais natural, por conseguinte, de que desgastá-lo até o talo! 

E já notaram? Quanto mais Cassol acumula poder – hoje é o supremo comandante do governo do estado e da Assembléia Legislativa – mais arruma resistência? A oposição está acordando e se organizando.  Já monta  estratégias  de combate para 2008 e 2010.

 

Via Direta

*** Rumo a reeleição, o prefeito Roberto Sobrinho trabalha forte na pavimentação na região da Nova Porto velho *** A base palaciana na Assembléia Legislativa anuncia que vai ressuscitar a CPI do Sintero, abortada por José Amauri *** Aliás, Amauri tem usado todo mundo para fazer caixa na temporada. É coisa de louco.

Fonte: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

Muito a discutir“Bomba, bomba”, gritam os agitadores sensacionalistas ao chamar a atenção para mexericos, geralmente fake news. Não faltará alguém

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)