Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 19/02/10


 
Volta aos trabalhos


Com as atenções inteiramente voltadas para as eleições de outubro e o processo de reeleição, os deputados estaduais voltam aos trabalhos nesta segunda-feira, dia 22. Até agora só um parlamentar anunciou a desistência da peleja, os demais estão firme para o enfrentamento com seus predadores regionais.

Clássicos regionais

Teremos bons clássicos regionais na disputa das cadeiras do Poder Legislativo estadual. Na Grande Ariquemes, a região do Vale do Jamari, a atual deputada Daniela Amorim (PTB) enfrenta o ex-prefeito Francisco Salles. Ela também vai ter pela frente, o ex-prefeito de Cacaulândia Adelino Folador, que esta se desincompatibilizando do cargo de secretário da Agricultura da prefeitura de Ariquemes.

Na Bacia Leiteira

Na região da Bacia Leiteira, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Silvernani Santos, que acabou retornando ao Legislativo no ano passado, depois de um demorado processo de recontagens no TSE, ressurge com força como um contraponto ao clã dos Muletas. Mas lá, também existem nomes em ascensão, como a Sônia do PT.

Campanha da Fraternidade

Se a coisa ocorresse alguns anos atrás, padres, bispos, pastores e missionários evangélicos seriam açoitados nos porões da ditadura, taxados de comunistas ou socialistas. Ocorre que a Campanha da Fraternidade deste ano, lançada ontem, por um conjunto de igrejas cristãs, critica severamente o capitalismo. Cristãos católicos e evangélicos são contrários à acumulação de capital e os grandes negócios.

Economia e Vida

Com o tema “Economia e Vida: Vocês Não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro”, a campanha da Fraternidade 2010 será patrocinada pela Campanha Nacional dos Bispos do Brasil –CNBB, sua tradicional criadora, mas agora é reforçada pelas igrejas Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida.

A omissão Social

Os representantes religiosos do Brasil, sintetizam o objetivo da Campanha da Fraternidade 2010: “A campanha pretende nos ajudar a reconhecer nossa omissão em relação à injustiça social que causa exclusão e miséria”, como resumiu o reverendo Luiz Alberto Barbosa, secretário-adjunto do Conselho Nacional das Igrejas Cristãos do Brasil.

A canibalização

É um verdadeiro caso de canibalização envolvendo os dois pré-candidatos da base aliada, o vice governador João Cahulla (PPS) e Expedito Júnior (PSDB). Na medida em que Cahulla cresce – por enquanto isto é mais nítido no meio rural – já vai causando estragos às pretensões do tucano. O que se vê é que Cahulla já entrou na seara no ex-senador.

Baita autofagia

Caso não haja interferência do governador neste processo desgastante, para resolver esta pendenga que envolve os dois postulantes da bandeira aliada, a tendência é do pau quebrar mais adiante. Unida, a base de sustentação governista é forte e deve remeter um nome ao segundo turno. Desunida como está, vai beneficiar claramente a oposição.

Congresso Nacional

Ainda em clima de festa, pelas comemorações alusivas aos seus 30 anos de existência, o PT abriu ontem em Brasília seu 4º Congresso Nacional, com vistas ao lançamento da pré-candidatura da ministra Dilma Roussef. Crescendo nas pesquisas, a petista já entusiasma a militância, enquanto as chuvas fazem estragos na campanha do tucano José Serra.

Do Cotidiano

Estudo de mercado

Estudo atribuído a Fundação de Pesquisas econômicas (FIPE) dá conta que a Amazônia brasileira poderá atrair pelo menos 3 milhões de turistas por ano a partir deste ano. Conforme a agência Amazônia, atualmente apenas 0,05 por cento dos turistas estrangeiros que viajam pelo mundo escolhem esta região como destino, como deixa claro o estudo de mercado de turismo sustentável da FIPE.

Infelizmente, mesmo tendo um grande potencial turístico dificilmente o estado de Rondônia será beneficiado com a presença de turistas, uma vez que falta competência, planejamento e divulgação de nossas atrações por parte dos órgãos municipais e estaduais. É uma área que podia ser mais bem explorada por municípios como Porto Velho, Guajará-Mirim e tantos outros encravados no Vale do Guaporé, o pantanal rondoniense.

Além da falta de competência para explorar uma das indústrias que mais crescem no mundo gerando emprego e renda, nossas autoridades em Rondônia sequer se dignavam até pouco tempo em distribuir aos turistas nos terminais rodoviários e aeroportos, folhetos ilustrativos, com dados atualizados sobre as nossas atrações.

Não que faltem belezas naturais, redutos históricos, ou eventos regionais como a corrida de jericos ou até mesmo a maratona do avestruz, para serem mostradas para o turista recém-chegado. De Porto Velho, onde temos a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o Lago do Cuniã, à Pimenteiras onde temos a pesca esportiva, ou Costa Marques com nosso imponente Forte Príncipe da Beira, Rondônia pode se orgulhar de contar com o que existe de melhor na Amazônia. Temos a vantagem de concentrar neste estado tanto uma extensão do fantástico pantanal matogrossense, como toda a biodiversidade da Amazônia, formando a exuberante pantazônia, no nosso Vale do Guaporé.

Com o turismo ainda fraco por aqui, os empresários que se arriscam a investir acabam desanimados. Contam que as pousadas montadas na região mal conseguem se manter, já que recebem apenas visitantes do próprio estado em finais de semana. Tanto os turistas de outros quadrantes do país, como estrangeiros acabam optando por Manaus, Belém e até a vizinha Rio Branco, com seus atrativos bem inferiores aos rondonienses. Quando vamos acordar para essa realidade?


Via Direta

*** Ns barbas das capitanias dos portos Amazônicos já rola a hidropirataria, o roubo internacional de água doce, em grandes navios *** A crise de recursos hídricos no planeta tende a aumentar, aumentando proporcionalmente a hidropirataria *** Mesmo com a ascensão de Dilma Roussef nas pesquisas o PSB não desistiu de lançar Ciro Gomes a presidência *** O horário gratuito, na quinta-feira, será usada pra alavancar presidenciável cearense. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)