Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 17/04/10


 
 
Central de boatos
Uma coluna sem papas na língua 17/04/10 - Gente de Opinião 

Nem o governador João Cahulla escapa dos boatos, que já começam a rondar a chamada “Frente Progressista” e um deles, neste final de semana, dava conta de uma provável desistência do presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) de concorrer a vice na chapa formada pela base aliada. Puro boato, nada foi confirmado.

 
Suplente do Tziu?
 Uma coluna sem papas na língua 17/04/10 - Gente de Opinião

Nos bastidores já se desconfia de onde podem ter partido esse boato da desistência. O raposão Odacir Soares (PSL) tem interesse que Neodi desista para ele virar o vice de Cahulla. Mas ele também aceitaria ser candidato ao Senado em dobradinha com o deputado Tziu,  que lhe teria oferecido muito pouco: uma suplência.

 
O mago do suspense
 Uma coluna sem papas na língua 17/04/10 - Gente de Opinião

Como não pode mais fazer mistério quanto a sua candidatura ao governo, já que não renunciou em tempo hábil para a desincompatibilização, o ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná faz suspense agora sobre quem vai apoiar nas eleições de outubro. Pode ser pode Expedito (PSDB), Acir Gurgacz (PDT) ou até mesmo Confúcio (PMDB). Arre!

 
Pulga atrás da orelha
 

O presidente da OAB Ophir Cavalcante defende um voto eletrônico mais transparente para as eleições de outubro. Ele enfatiza que sempre teve uma “pulga atrás da orelha” com relação à informática nos pleitos brasileiros e, ao mesmo tempo, defende que a informática deve se adaptar ao Direito e não o contrário”.

 
Mais fiscalização
 

A OAB quer maior fiscalização sobre o voto eletrônico, mas o que se vê no Tribunal Superior Eleitoral é que quem fizer isso pode acabar sendo condenado por litigância de má fé, como ocorreu recentemente em Alagoas, quando o candidato derrotado João Lyra e seu advogado Fernando Neves da Silva foram ferrados pela justiça eleitoral. 

 
Três secretarias
 Uma coluna sem papas na língua 17/04/10 - Gente de Opinião

Nos bastidores os comentários ontem eram de que o presidente regional do PPS, deputado federal Rubens Moreira Mendes, estaria pedindo para o seu partido três secretárias importantes da administração estadual, como forma do partido ser prestigiado pelo governador João Cahulla. O duro é o aliado Ivo Cassol concordar, já que Moreirão nunca conseguiu emplacar nomes no primeiro escalão nos últimos anos.

 
Expedito catimba
 Uma coluna sem papas na língua 17/04/10 - Gente de Opinião

O pré-candidato do PSDB ao governo do estado Expedito Júnior ainda catimba o jogo quanto à escolha de seu vice. Depois de serem ventilados Melki Donadon (PHS), Mauro Nazif (PSB) e Miguel de Souza (PR), surgiu agora o nome do deputado estadual Silvernani Santos, dos Democratas.

 
Abril Vermelho
 

Em nota a imprensa o MST garante que a sua “jornada de lutas” (as invasões...) contabilizaram 42 ocupações no país em 16 estados. As ações mis fortes foram em Pernambuco e o nosso Rondônia acabou escapando das garras do MST. Aqui nem sabe o que é o chamado “abril vermelho”, tudo quietinho.

 
Era politicagem?
 

Quando começou a greve do Sintero, a entidade que congrega os professores e profissionais da educação, o então governador Ivo Cassol, disse em alto e bom som. “A greve é política, isso é politicagem”. Passados 32 dias, os próprios “sinteristas” de várias regiões estão falando a mesma coisa. Afirmam claramente que Claudir da Mata e Nereu Klosinski fizeram a coisa para se eleger deputados.

 
Feitiço contra o feiticeiro
 

O que era um grande mote de campanha para Claudir e Nereu – a greve dos professores – pode se transformar num feitiço contra o feiticeiro. Num primeiro momento, eles foram elevados às alturas nas pesquisas, pela coragem de enfrentar o governo (que nem a oposição tem...), mas agora os professores de Rolim, Cacoal e Ariquemes já estão se voltando contra estas lideranças.

 
Do Cotidiano
 
O sistema carcerário
 
Ainda recentemente os representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI do Sistema Carcerário brasileiro no Congresso Nacional denunciaram em Washington, nos Estados Unidos, as precárias condições dos presídios brasileiros, em audiência realizada na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A situação, de fato, é dramática. Não precisamos ir longe pra constatar a dramaticidade da situação: O nosso Presídio Urso Branco, encravado em porto Velho, constantemente tem sido palco de violência e já é mundialmente conhecido por suas violentas chacinas.
Além do deputado Domingos Dutra (PT-MA), estiveram presentes ao encontro nos Estados Unidos, o deputado Paulo Rubens Santiago (PDT-PE) e  representantes das Organizações Pastoral Carcerária e Justiça Global. Segundo os denunciantes, ainda prevalece no Brasil à tortura, os maus tratos e a falta de assistência médica e jurídica e em algumas penitenciárias a situação é muito pior, devido à superlotação.
Desde o final do governo estadual que antecedeu Ivo Cassol e João Cahulla, quando o Ministério da Justiça remeteu pra Rondônia os líderes da rebelião de Piraquara, é que a situação tem se deteriorado em nossas penitenciárias. De lá, para cá, nossos detentos, aprenderam como se praticam rebeliões sangrentas, como nos moldes daquelas da Penitenciaria Central do Paraná em Piraquara.
No caso de Rondônia temos ainda o agravante do tráfico de drogas para piorar as coisas com relação aos demais. Nossos presídios são habitados majoritariamente por traficantes, que respondem por quase dois terços das prisões e mais de 70 por cento da violência – de roubos, estupros, assassinatos e latrocínios na capital rondoniense.
Com tudo isso os presídios locais estão mais para latas de sardinhas, numa convivência indigna para o ser humano e, por isso objeto de tantas denuncias em organismos internacionais.
A que ponto as coisas estão chegando no Brasil. Temos um governo brasileiro sem credibilidade e desmoralizado, já que um assunto desta gravidade, que deveria ser resolvido no âmbito de nosso país, através de atitudes firmes do presidente Lula e do seu ministro a Justiça, mas o que se vê são os próprios congressistas apelando por buscar soluções pra este caos doméstico em outros paises.
 

Via Direta
 
*** O governador João Cahulla anunciou solução para um antigo problema no interior, que é o do transporte escolar *** Os recursos já foram liberados em convênios aliviando a situação das prefeituras *** O PDT realiza encontro regional em Cacoal no final do mês com vistas a reforçar as paliçadas do pré-candidato Acir Gurgacz .


Fonte: Carlos Sperança
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)