Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 15/04/10


 
 
Eleições 2010
 

Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de OpiniãoPara a corrida sucessória estadual já restam poucas dúvidas sobre os candidatos, já que PT e PMDB terão seus próprios postulantes e a base aliada caminha para um racha definitivo, que deverá ser sacramentada nas convenções de junho. Uma das dúvidas é no que se refere ao ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS).

 
As opções de Melki
 

Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de OpiniãoJá está claro, mais do que claro que Melki não ficará fora das eleições de outubro: seja como candidato a vice de Expedito, Confúcio ou Cahulla, ou mesmo como uma candidatura ao governo, já que quer deixar seu nome da berlinda. Seu projeto é uma revanche com Zé Rover pelo Palácio dos Parecis daqui há dois anos.

 
Ganhando asas
 

Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de OpiniãoEnquanto o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) começa a se destacar no plenário do Congresso Nacional, a militância do socialismo moreno festeja a confirmação da sua pré-candidatura ao governo do estado. Os pedetistas preparam uma festa para a grande largada na corrida estadual a partir das convenções de junho.

 
Jogo de estratégia
 

Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de OpiniãoO PSB investe forte agora nos pequenos municípios para atingir a meta de eleger três deputados estaduais. O presidente regional Mauro Nazif e o deputado estadual Jesualdo Pires anunciaram ontem mais dois nomes para a nominata do partido: Geraldo da Vitória (Alvorada do Oeste) e o presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, Adão Teixeira.

 
Não atingiu
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

Os casos recentes atingindo peemedebistas – a prisão de Pimentel, a inegebilidade de Sueli Aragão e o pedido de cassação de Serraia - não danificaram a trajetória ascendente do pré-candidato do PMDB Confúcio Moura. Na capital, por exemplo, o que se vê é para a concorrência ficar de cabelos em pé: Moura  continua subindo como um foguete.

 
Frente Progressista
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

Impressiona a precisão cirúrgica de Cassol ao montar a agenda de encontros da Frente Progressista, para alavancar a candidatura de João Cahulla (PPS) a reeleição. A próxima será em São Miguel, uma região onde Expedito Júnior (PSDB) mantém larga vantagem sobre o seu oponente da base aliada. Parece que Ivo já começa a trabalhar com pesquisa na mão.

 
Nominata petista
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

As nominatas de pré-candidatos do PT Assembléia Legislativa e a Câmara Federal divulgadas pelo partido mostram a legenda forte na disputa no parlamento estadual, mas com certa fragilidade na peleja das vagas à Câmara Federal. No interior, como se sabe, o Padre Tom deixou a prefeitura de Alto Alegre, para suprir esta carência.

 
Reforçando as paliçadas
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

Já, para substituir Eduardo Valverde, que entra na disputa ao governo do estado, o PT lança mão de três nomes: Israel Xavier, e os coadjuvantes Tácito Pereira, e Itamar Ferreira.  Os petistas teriam outras duas cartas na manga: José Neumar e Odacir Cordeiro, mas eles preferem ficar nos bastidores.

 
Fogo amigo
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

Interessado em desbancar a indicação de Neodi Carlos a vice do governador João Cahulla – alegando que a capital esta sendo desprezada - o ex-senador Odacir Soares, o raposão, pratica descaradamente fogo amigo contra a chapa governista. Ele lidera uma insurreição envolvendo quatro siglas de aluguel dentro da base aliada.

 
Novo portovelhense
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

Por sua vez, a assessoria de Noedi não perdeu tempo sobre a acusação de que o deputado é um “estrangeiro” na capital: explicou que a acusação de Odacir não procede, já que o atual presidente da Assembléia reside em Porto Velho há cinco anos e até forneceu o endereço, onde ele adquiriu residência: no bairro São João Bosco, ao lado o Conjunto Santo Antonio.

 
Do Cotidiano
 
A mandioca é rondoniense!
 
Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de OpiniãoEmbora as pesquisas na Amazônia tenham iniciado ainda no século XIX, tem sido nas últimas duas décadas as revelações mais surpreendentes a partir de novas escavações na região. Arqueólogos e pesquisadores concluíram recentemente que é na região Norte que estão os maiores sítios arqueológicos da América do Sul.
Constatada a presença humana na Amazônia, pelo menos há 11.200 anos, na região do Pará, já no tocante á Rondônia, foram descobertos sítios com datas em torno de 9000 mil anos, localizados em áreas diversas, como nos arredores do Alto Rio Madeira. O mesmo ocorreu próximo a Manaus, como revela a revista Leituras da História – Ciência e Vida, que se dedica a este ramo.
No que tange a agricultura, se tem a mandioca, como uma espécie de rainha na Amazônia. E segundo os pesquisadores existem evidências do cultivo da mandioca há cerca de 5 mil anos, em Rondônia, no Alto Rio Madeira. E até hoje, ela é indispensável, em qualquer casa da Amazônia, assim como é o arroz é para os orientais.
Seja nas casas, restaurantes ou em acampamentos a mandioca (também denominada de macaxeira na região) é servida em diferentes farinhas, acompanhando carnes, peixes e açaí.
Como relata Mônica Trindade, numa matéria especial para a revista Leituras da História, vale a pena os pesquisadores e arqueólogos brasileiros arriscar dias e noites de trabalho na região amazônica: descobertas de grande importância tem sido feitas nos últimos anos.
Pesquisadores de todo mundo, neste momento, buscam revelações a respeito de antigas civilizações na Amazônia. Elas tem se estendido até Rolim de Moura, na zona da Mata rondoniense, onde geógrifos foram identificados recentemente.
Enquanto no Pará, mais precisamente na Serra dos Carajás, estão os mais antigos indícios de populações humanas na Amazônia, já se sabe que em Rondônia existem vestígios da civilização Maia.
O Projeto Amazônico Central, coordenado pelo doutor em arqueologia de Indiana (EUA) Eduardo Góes Neves, atualmente professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, por ser um programa revolucionário de arqueologia tem sido o grande responsável por fantásticas descobertas na região.
 
Via Direta
 Uma coluna sem papas na língua 15/04/10 - Gente de Opinião

*** O presidente da AROM Laerte Gomes espera melhorias na arrecadação dos municípios rondonienses nos próximos meses *** O ex-prefeito Carlos Magno pré-candidato á Câmara Federal ficou aliviado com a desistência de Assis Canuto em disputar uma vaga à Câmara Federal *** Afinal, Canuto foi fundador de Ouro Preto e racharia suas bases na região central. 

Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)