Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/02/10




É preocupante

A informação do Tribunal de Contas da União–TCU ao deputado federal Eduardo Valverde dando conta que a construção do sistema de tratamento de esgoto de Porto Velho pode ser paralisado por falta de projeto executivo é extremamente preocupante. O imbróglio pode acarretar a perda do aporte de 300 milhões. Cabe ao governo do Estado se explicar 

As irregularidades

Além da falta do projeto executivo, o TCU tem constatado irregularidades na consecução do sistema em Porto Velho, cuja execução foi delegada pela prefeitura da capital ao governo estadual. Até a licitação foi contestada pelo Sindicato das Empresas da Construção Civil, que na época chegou a impetrar mandado de segurança para anular a licitação para posterior regularização. 

Zebra pastando?

O elevado índice de indecisos nesta campanha de 2010 pode ensejar o surgimento de zebras, como já ocorreu em outras temporadas em disputas ao governo e ao Senado Até o governador Ivo Cassol, que hoje é uma liderança consagrada, surgiu como zebraça no pleito de 2002, repleta de caciques, e com um início com muitos indecisos. Se eu fosse candidato, já ficaria de olhos bem abertos. 

Eleições abertas

Com tantos indecisos na aldeia, ninguém pode bater no peito e se considerar favorito. A eleição para o Palácio Presidente Vargas esta aberta e passado o carnaval, teremos uma das corridas eleitorais das emocionantes, mesmo porque temos fartura de candidatos e o fator regionalização também pesando muito. 

Palavra de ordem

Numa das ultimas reuniões da cúpula nacional do PT foi decidido que o partido deve priorizar a eleição de uma bancada forte de senadores para deixar de ser tão dependente do PMDB nas votações no Congresso. No atual quadro, se Dilma ganhar, projeta-se o PMDB dando as cartas no Senado de novo. 

Ficha limpa

Os deputados federais já admitem discutir o projeto “Ficha Limpa” em audiências públicas com o Movimento Nacional de Combate a Corrupção, que aglutina 43 entidades. A primeira audiência já esta marcada para o dia 23 e as discussões devem se prolongar até o dia 17 de março. Votar o projeto é que são elas: a maioria dos parlamentares esta envolvida até o talo com a justiça. 

Recomendações petistas

Parlamentares que poderiam disputar o governo dos estados estão sendo recomendados desde já a pleitear o Senado, como são os casos de Fátima Cleide em Rondônia e Gleisy Hofmann, no Paraná. O mesmo procedimento também esta sendo adotado em outros estados, como uma palavra de ordem do Diretório Nacional. 

Lebrão otimista

Com reduto na região de Costa Marques, o deputado Lebrão (PTN) esta otimista na batalha pela reeleição. Ele anunciou – como a maioria dos deputados estaduais - seu apoio ao vice-governador João Cahulla e acredita que com o apoio do governador Ivo Cassol, seu ungido, se garante numa vaga no segundo turno. 

As composições

Sobre as composições partidárias para as eleições de outubro em Rondônia, Lebrão não descarta nada. No seu entendimento, o seu partido, o PTN, deverá emplacar pelo menos dois representantes, já que tem uma forte nominata de candidatos e um dos parlamentares mais votados das eleições passadas, Luis Cláudio que é uma poderosa liderança no meio rural 



Do Cotidiano 

Ano da Biodiversidade

Este ano, mediante declaração oficial das Nações Unidas, é o Ano Internacional da Biodiversidade. Mas, afinal, para que servem os anos internacionais disto ou daquilo?
Vamos tomar apenas alguns anos internacionais declarados pela ONU para tentar examinar no que deu, concretamente, essa declaração pomposa e oficial. O ano de 1965 foi dedicado à “Cooperação”. Resultado: a Guerra Fria se intensificou ainda mais e ditaduras fascistas se espalharam pela América do Sul.
1975 foi o Ano Internacional da Mulher. Resultado: o ano rendeu muita conversa e poesia, mas as mulheres continuam ganhando salários inferiores pelo mesmo trabalho e segue a mesma valsa da dupla jornada como trabalhadora e dona-de-casa, sem contar a violência doméstica.
1985 foi o Ano Internacional da Juventude, mas prosseguem as más condições de educação e formação profissional, a falta de colocação para os diplomados e a indústria da guerra ainda tem jovens como sua principal bucha de canhão.
Poderíamos tomar a relação de anos internacionais da ONU e verificar que depois de toda a discurseira cabível em cada um, o que ficou foi a sensação frustrante de que tudo continuou na mesma ou, em alguns casos, até piorou. O ano de 1996, por exemplo, foi dedicado à erradicação da pobreza. Como vimos, ela aumentou: a crise financeira de 2008 salvou todos os bancos quebrados e aqueles que os quebraram estão sorrindo com o socorro recebido por parte dos cofres públicos de cada nação, mas o número de miseráveis e famintos aumentou em todo o mundo.
No Brasil, aliás, comemora-se o aumento do número de pobres, sob a alegação de que ser pobre preferível a ser miserável. Mas a promessa foi erradicar a pobreza, não aumentar o número de pobres.
Pois bem, estamos em pleno curso do Ano Internacional da Biodiversidade e, ainda no seu primeiro quadrante, ainda há esperanças para ele, apesar das eleições e da Copa do Mundo. Na verdade, na medida em que o ano é da biodiversidade, ele é praticamente um ano de tudo o que se imaginar.
Trata-se, enfim, da vida. Não apenas a humana, mas de todos os seres vivos, compreendendo-se também suas articulações com os minerais − mesmo porque a exploração econômica das águas e das jazidas de minérios guarda íntima relação com a vida e sua qualidade.
Pode-se, neste caso, dizer que 2010 é o ano de tudo o que prezamos e pode nos assegurar bem-estar e felicidade. Fica a conferir se os “donos do mundo” vão finalmente baixar o facho do egoísmo e da ganância... 


Via Direta


*** Os ministros do presidente Lula começam a desocupar o poleiro tendo em vista a desincompatibilização pra disputar as eleições em outubro *** O primeiro a se despedir do cargo foi Tarso Genro, da Justiça. que vai disputar o governo do Rio Grande do Sul *** Informações ontem davam conta de aliança nacional entre PSDB/DEM e PPS complicando a coisa em Rondônia. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)