Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 10/10


Fazendo escola
Depois que Melki Donadon trocou Colorado do Oeste por Vilhena ara disputar a prefeitura na década passada, muitos prefeitos  rondonienses começaram a fazer o mesmo, mas até agora nenhum emplacou, como Ernandes Amorim de Ariquemes, que disputou a prefeitura da capital nos anos 90. Nas eleições 2008 dois prefeitos vão se arriscar.

Nas paradas
O prefeito Adelino Follador, de Cacaulândia, onde diga-se de passagem mostrou-se um administrador eficiente, já transferiu seu domicílio eleitoral para Ariquemes, onde vai disputar pelos Democratas o Palácio do Cacau. O mesmo aconteceu com Adão Nink, de Theobroma, de olho na sucessão do prefeito Ulysses Borges, em Jaru.

Soltando foguetes
Quem deve estar soltando foguetes – além de Carlão de Oliveira que é suplente - com a possibilidade do deputado estadual Euclides Maciel cair do poleiro, com a nova regra estabelecida pelo STF, de que os mandatos são dos partidos, é o ex-deputado Leudo Buritis, de Ji-Paraná. Buritis e Maciel não tomam do mesmo tacacá...

Espetáculo da Piracema
A Cachoeira do Teotônio é cenário do espetáculo da piracema nesta época do ano. A luta dos peixes para vencer as corredeiras do Rio Madeira tem atraído muitos turistas para aquela região que tem se mostrados maravilhados com esse espetáculo proporcionado pela natureza.

Outra atração
Outra atração já bem visitada pelos rondonienses são as samaúmas gigantes que estão na estrada Porto Velho-São Carlos, a estrada da integração ribeirinha, em fase conclusão. O porte das árvores centenárias, preservadas pela equipe de Obras de Cassol, impressionam Pela beleza e magnitude.

Uma coluna sem papas na língua 10/10 - Gente de OpiniãoChe Guevara
Atividades como shows, atos públicos, palestras e lançamento de livros, marcaram ontem os 40 anos da morte de Che Guevara uma lenda revolucionária do século 20. Em Rondônia o revolucionário foi homenageado com o nome de um acampamento de sem terras se transformou num povoado.

As alagações
As fortes chuvas de segunda-feira a noite, prenunciando o inverno amazônico, já exibiram o cenário da falta de infra-estrutura em Porto Velho. Ruas, avenidas e bairros alagados, revelando a necessidade de obras de drenagem e em algumas regiões da cidade até de investimentos de macrodrenagem. A limpeza das bocas de lobo e a retirada e entulhos nos igarapés precisa ser reforçada.

Encontro do PTB
Sob a presidência do ex-deputado federal Nilton Capixaba, o PTB realiza no próximo dia 19, Encontro Estadual, em Cacoal, a capital da região do café. Bem posicionado em Rondônia e em condições de disputar as prefeituras da maioria dos 52 municípios rondonienses, a legenda já trata de alianças para as eleições do ano que vem.

Sem identidade
Com adesões do porte do raposão Odacir Soares, ex-prefeito, ex-deputado e ex-senador, e do ex-prefeito Carlinhos Camurça, o PMDB começa a adquirir força na capital. Ao mesmo tempo, o partido também perde a identidade, já que as lideranças que estão chegando são egressas de legendas adversárias (Arena/PDS) nas décadas passadas.

Velho de guerra
Do manda brasa, o MDB velho de guerra dos anos 70,  está sobrando pouca coisa em Porto Velho. Lideranças como  o ex-governador Jerônimo Santana, hoje residindo em Brasília, ou antigos expoentes como o ex-deputado João Dias, já pularam para outras agremiações nos últimos anos. Outros, como Antônio Leite, já faleceram.


O novo salto da medicina

O paciente está desenganado pelos médicos e só resta desligar os tubos, certo? Errado. Ainda pode haver vida depois de um quadro clínico desesperador. Um norte-americano de 38 anos, depois de ter sido vítima de agressão, estava no que se chama de estado de consciência mínima. Sua única forma de comunicação, inconsistente, resumia-se a eventuais movimentos com os dedos ou com os olhos. Após seis anos nesse estado, o paciente deixou de precisar se alimentar por meio de tubos e recuperou a capacidade de se expressar verbalmente. Nesses seis anos a medicina deu um novo salto e ele foi um de seus primeiros beneficiários.
A causa de tamanha e extremamente rara recuperação de uma lesão cerebral traumática se deve ao sucesso inédito – e que está sendo considerado revolucionário – de um procedimento conhecido como estimulação cerebral profunda (ECP). A cirurgia envolve o implante de eletrodos para promover impulsos elétricos em determinadas regiões cerebrais. Os médicos responsáveis pelo procedimento, liderados por Ali Rezai, da Fundação Clínica de Cleveland, usaram a ECP para induzir funções dentro das redes cerebrais residuais e ainda funcionais. Segundo os pesquisadores, se os resultados forem replicados em outros casos, poderão mudar os padrões de cuidado desses pacientes crônicos, que passarão a contar com a possibilidade de tratamentos e acompanhamentos clínicos de reabilitação.
Os estudos que levaram ao sucesso do procedimento cirúrgico contaram com a participação de pesquisadores de diversas instituições nos Estados Unidos e vêm sendo conduzidos há quase dez anos. O conceito original do trabalho foi desenvolvido pelo neurocientista Nicholas Schiff, da Faculdade Médica Weill Cornell. O médico brasileiro André Machado faz parte da equipe de Rezai.
"O paciente usa palavras e gestos e responde rapidamente a questões. Ele consegue mastigar e engolir e não precisa mais se alimentar por tubo. Ele pode realizar alguns movimentos complexos, como aqueles necessários para beber de um copo ou escovar os cabelos. Anos de imobilidade severa e contrações nos tendões, entretanto, limitam a realização de tarefas", diz Joseph Giacino, diretor de neuropsicologia do Instituto de Reabilitação JFK.
A cirurgia exigiu precisão milimétrica e foi conduzida com a ajuda de mapas fisiológicos produzidos por computadores e por um sistema de navegação por imagem. Minúsculos eletrodos foram implantados nas estruturas cerebrais profundas e conectados a baterias de um marca-passo.Do Cotidiano

Via Direta

*** A disputa pelos pontos de venda de drogas aumenta nas imediações da avenida Petrolina, na Zona Leste *** Invadidas por grileiros, os parques ambientais e reservas indígenas também são vítimas das queimadas nesta temporada *** Fundamentalistas Gays e evangélicos se prepararam para o grande debate do próximo dia 18 na Assembléia Legislativa *** Com bons motivos – várias obras em andamento – Ariquemes festeja seu 30º aniversário de emancipação política.
Fonte: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)