Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10




Pressionando o Planalto

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoRecém eleito, o novo Diretório Nacional do PMDB, com o senador Valdir Raupp 1º Vice Presidente do deputado federal Michel Temer, começa a pressionar o Palácio do Planalto visando contrapartidas ao apoio a Ministra Dilma Roussef á presidência da República. A medida trará reflexos em Rondônia podendo ocasionar uma reviravolta regional. 

As compensações

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoConforme informações procedentes de São Saulo e Brasília, o PMDB deve emplacar o presidente eleito do Diretório Nacional Michel Temer na condição de candidato a vice-presidente de Dilma Roussef, na composição com o PT. Mas vai exigir em troca compensações em vários estados, como contrapartidas. Uma delas é a primazia de lançar cabeças de chapas em Minas Gerais, Bahia e Rondônia, com vices do PT. 

PT descarta

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoNaturalmente os petistas rondonienses descartam com veemência um acórdão regional. A senadora Fátima Cleide (PT) que percorreu o estado no final de semana negou qualquer possibilidade de se transformar em vice do pré-candidato Confúcio Moura (PMDB). Mas se Lula e Dilma pedir o especial favor, será que ela vai negar? 

Reação à blitz

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoO ex-senador Expedito Júnior (PSDB) reagiu no último final de semana, a blitz desenvolvida pelo governador Ivo Cassol (PP) em favor do seu ungido, o vice-governador João Cahulla (PPS), dando uma verdadeira demonstração de força política no Médio Guaporé. Naquela região, em alguns municípios, ele chegou a fazer 80 por cento dos votos no pleito passado. 

Escolhendo a dedo

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoEscolhendo a região em que foi mais votado em 2006, Júnior selecionou a dedo os acompanhantes da maratona na roça: o irmão do próprio governador, César Cassol, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios- Aron, Laerte Gomes, a ex-prefeita de Rolim de Moura, Milene Motta, além de outros prefeitos fiéis a sua postulação. 

Irmãos traíras!!!!

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoNo final de semana, o que se viu, foram irmãos apunhalando irmãos, como tataranetos de Caim. Na Zona da Mata, César Cassol, irmão de Ivo, correndo trecho com Expedito. No Vale do Jamari, o ex-deputado federal Nobel Moura, irmão de Confúcio, girando a região apoiando o pré-candidato do PHS Melki Donadon, cujos irmãos Natan e Marcos estão fechados com Confúcio. 

O rei do rádio

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoNenhum governador deste estado usou e tem usado o rádio com tanta competência como Ivo Cassol na esfera política. Ele fez isso nas duas eleições ao Palácio Presidente Vargas e continua fazendo na busca de sua vaga ao Senado. No final de semana ele fez uma verdadeira maratona radiofônica e quando o mandarim pega o microfone para deitar falação, não quer largar mais. 

O bote do Clide

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoO deputado estadual Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) prepara-se para um vôo mais alto nas eleições de 2010. Como conseguiu ampliar suas bases em várias regiões, inclusive na capital, ele vai disputar uma vaga à Câmara Federal e já está assustando a concorrência. Maciel aproveita a queda livre de alguns deputados federais para dar o bote e crescer no cenário estadual. 

Escolhendo o vice 

Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de OpiniãoAlguns pré-candidatos ao governo do estado já começam a selecionar vices na capital. Alguns nomes já foram sondados pelos governadoraveis do interior. O deputado federal Mauro Nazif, o ex-vereador Davi Chiquilito Erse e o professor Fernando Prado foram alguns nomes já consultados. Os entendimentos seguem. 

Do Cotidiano

A evolução humana

O netinho traz seu ar de preocupação à vovó jovial, professora universitária recentemente aposentada, e pergunta: “Por que o vovô tem a mesma idade da vovó e está velho, e a vovó está moça?” Preocupada, a vovó decidiu estudar a situação e concluiu que ela acompanhava o desenvolvimento da cultura e da tecnologia e o marido vivia apegado aos hábitos e costumes do passado, sem se atualizar.
Isso talvez explique apenas em parte porque aquele vovô se deixou cair na decrepitude e sua esposa manteve o viço e a paixão pelo novo. Além da atitude e da personalidade, é certo que vários outros fatores incidem na arte de envelhecer com ânimo, energia e saúde, a ponto de levar a uma encruzilhada em que será preciso escolher entre envelhecer, adaptando-se ao ritmo do passar dos anos com qualidade e sabedoria, ou se arruinar, sucumbindo ao que de pior os anos podem trazer.
Ignorar que os anos passam pode ser o maior passo rumo à decrepitude. Reconhecê-los e agir de acordo com as necessidades de cada etapa da vida poderia ser a melhor resposta que a vovó poderia ter dado ao netinho, mostrando alegria e boa disposição que o menino associou à juventude.
A ciência moderna ousa propor que até uma velhice bem disposta possa ser puxada para o patamar da juventude, não apenas compensando mas também freando e retroagindo as marcas do calendário. Em 1910 acreditava-se que seria errôneo pretender estender ainda mais a vida, pois isto seria “ousar enfrentar os desígnios de Deus”. Como na época a humanidade apresentava uma média de 34 anos de vida, Deus não quis isso, pois depois das guerras do século XX a média de anos de vida não parou de aumentar.
Vara curta – Hoje, a preocupação dos cientistas, que instituíram uma nova especialidade na área médica – a geriatria – não é fazer a pessoa parecer mais jovem, pois isso até se consegue com cirurgias, cremes e uma bela maquiagem, mas lidar com o “nó” mais preocupante do envelhecer: evitar as traições mentais causadas pelas doenças degenerativas.
Essa é uma das questões com as quais lida a Nanomedicina, que tem a pretensão de antecipar a evolução humana e trazer para hoje aquilo que só se imaginava possível dentro de muitas décadas. Mais uma vez a ciência vai cutucar com vara curta aqueles que se julgam os patrocinadores e depositários da “vontade de Deus”, pois a intenção, deliberada e confessa, é vencer a morte, rechaçando seus ataques até onde isso for possível – uma espécie de imortalidade “enquanto dure”. 



Via Direta
Uma coluna sem papas na língua 09/02/10 - Gente de Opinião
*** Passadas às convenções municipais e estaduais os partidos começam a ajustar suas nominatas para a disputa de cargos eletivos *** A homologação final só acontecerá em junho o que provocará em alguns partidos uma verdadeira guerra *** Os governadoraveis rondonienses não farão pausa nem no carnaval. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)