Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 04/02/10


Gente de Opinião


Comando Vermelho
Na reabertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa do Paraná, o governador Roberto Requião acusou o Comando Vermelho de provocar a sangrenta rebelião ocorrida em Piraquara. Como os lideres do confronto foram transferidos para Rondônia, já se pode perceber na fria em que entramos: o Comando Vermelho acaba de se instalar em Porto Velho. Os paranaenses se livraram da batata quente.


Sem protestos
O que mais me impressiona é que as autoridades e as lideranças políticas locais não protestam contra esta situação. O Ministério da Justiça esta transformando Porto Velho num penico de tensões sociais de outros estados e até unidades da federação menos inexpressivas como Tocantins, já despacharam para cá seus facínoras. A continuar a omissão, continuarão a chegar celebridades criminosas cor aqui...


Expedito, o renitente

Gente de OpiniãoMesmo com o barco a deriva, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) sequer cogita em abandonar sua postulação ao Palácio Presidente Vargas, como deseja o governador Ivo Cassol. Na expectativa de se transformar ainda no nome ungido da base aliada, ele espalhou Rondônia afora que seu candidato ao Senado é Cassol, mesmo que seja abandonado por ele. Que bonzinho!

Miguel em alta
Sempre portador de boas notícias para Rondônia, e idealizador de grandes projetos, o ex-deputado federal Miguel de Souza (PR) atual diretor geral do Dnitt tem melhorado sua cotação perante o eleitorado, para voltar à Câmara Federal.Ficha limpa, Miguel sempre mostrou competência nos cargos que ocupou e merece voltar ao topo do cenário estadual.

Ponta do Abunã
O presidente regional do PSDC Edgar do Boi anunciou ontem o compromisso do seu partido em apoiar a emancipação da Ponta do Abunã, cujo plebiscito será realizado no próximo dia 28. Segundo ele, o deputado estadual Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa assumiu compromissos com as lideranças da região, apoiando o desmembramento.

Projeto Ficha Limpa
Tem coisa que é de dar gargalhadas mesmo. O presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer anuncia que pretende colocar em pauta o projeto Ficha Limpa ainda na semana que vem. Ora, como se sabe, aquele Parlamento é habitado majoritariamente por fichas sujas e ninguém, vai votar contra si, ainda mais em época de campanha pela reeleição...

Ano legislativo
O ano Legislativo começou em todo país. Tanto o Congresso Nacional, que teve a mensagem presidencial, como nas Assembléias Legislativas, os governadores marcaram presença, para falarem de seus projetos para o ano. Em Rondônia, nos próximos dias o governador Ivo Cassol deverá fazer seu pronunciamento de boas vindas aos trabalhos do Poder Legislativo e falar de seus planos para 2010.

Novos campeões
Os estados do Pará e Mato Grosso são os novos campeões de desmatamento na Amazônia. Rondônia, que tinha fama de estado “saúva”, aos poucos vai se distanciando também em outros quesitos com relação a vizinhança: queimadas, trabalho escravo, malária etc. Falta se livrar ainda de quesitos ainda  desabonadores:  corredor de pó e agora um dos campeões regionais da dengue.

Mutirão da dengue
Enfim começou a mutirão da dengue, com todas as forças vivas da comunidade envolvidas num projeto emergencial. Saímos atrasados. Foi preciso milhares de casos pipocar no estado e tantas e tantas mortes, para que nossos governantes deixassem de lado suas diferenças. Mais uma vez o Ministério Público foi decisivo, unindo nossas autoridades na marra!

Do Cotidiano
 
 Turismo pode deslanchar? 
Mesmo com atrações turísticas exuberantes como o Vale do Guaporé, na fronteira com a Bolívia e o Lago do Cuniã, em Porto Velho, e monumentos históricos da magnitude da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Porto Velho a Guajará Mirim) e Forte Príncipe da Beira (em Costa Marques), ou até mesmo festividades religiosas, como a Festa do Divino em Pedras Negras, o Estado de Rondônia apenas começa a engatinhar no setor de turismo. Não faltaram esforços: Na primeira gestão do governador Ivo Cassol foi desenvolvido grande investimento na parceria com a Rede Globo, na realização da minissérie Mad Maria, para impulsionar o turismo, mas ações como esta não tiveram continuidade.
Tampouco competições esportivas, como as corridas de Jericos (em Alto Paraíso, no Vale do Jamari) e Maratona do Avestruz (região central) são divulgadas para o restante do país, embora sejam alvo de grande sucesso na região amazônica. As praias de Pimenteiras, no Cone Sul rondoniense, bem como os encontros das águas dos rios Jamari com Madeira, na altura de São Carlos, os passeios na selva com guias indígenas e seringueiros no pantanal rondoniense são atrações bem sucedidas regionalmente, mais desconhecidas, Brasil afora. Já, a pesca esportiva, tem atraído centenas de turistas de outros estados e até de outros países para Rondônia, nos últimos anos.
Com Museu Histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, passeios da selva e por contar com um dos melhores hotéis ecológicos do país, o Pakaás Lodge, o município de Guajará Mirim, que também tem como atração as compras de importados, tem tudo pra fazer o setor turístico decolar nos próximos anos com a construção da ponte binacional sobre o Rio Guaporé, ligando o Brasil à Bolívia.
Em 2010, para a Superintendente de Turismo Claudia Carvalho, o turismo poderá ganhar impulso no estado. O aeroporto de Cacoal esta concluído, a reforma do museu histórico de Guajará Mirim entrou em processo licitatório e várias outras medidas foram implementadas para despertar o setor. No aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira foi instalado um Centro de Atendimento ao Turista, uma medida pioneira, tratando-se de Rondônia.
Também o projeto de levantamento de potencialidades turísticas da Zona da Mata rondoniense, em parceria com a FIERO, IEL e SUFRAMA, treinamento de técnicos para a captação de imagens para divulgação das atrações nos municípios, como o Museu Rondon em Ji-Paraná, tendem a projetar o setor.


Via Direta
 
Gente de Opinião*** Tem confusão entre os petistas *** O governador Ivo Cassol liberou as emendas parlamentares dos fiéis Ribamar Araújo e professor Dantas e não liberou as de Néri Firigolo, considerado persona non grata pelo Palácio Presidente Vargas *** Tem petista já querendo a cabeça dos dois *** Podem até perder a indicação para a disputa á reeleição...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova estratégia de Ivo Cassol

Nova estratégia de Ivo Cassol

Ouvir quem conheceO senador acreano Sérgio Petecão sugeriu que o governo federal deveria ouvir pessoas que conheçam a realidade da Amazônia no enfr

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Um verdadeiro recorde de pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Acelerar é vital“Aceleração” se tornou uma palavra essencial, como antes “democracia” e “progresso”, desde 2007, quando foi lançado o ambicioso PAC

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Punhais da traição na política não são novidades em Rondônia

Ferroada doloridaO pesquisador Thiago Loboda participava dos trabalhos de coletas da Expedição DEGy Rio Negro, que estuda peixes-elétricos, quando

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Novas candidaturas vão sendo anunciadas no interior de Rondônia

Essa tal liberdadeO avanço da tecnologia e o aumento do poder dos tiranos eleitos e não eleitos tornaram a liberdade uma palavra quase sem sentido.

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)