Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: Sobrinho pode 'melar' candidatura de Valverde



Enquanto não houver uma definição quanto à cassação do governador Ivo Cassol e seu vice João Cahulla, o processo sucessório rondoniense continuará travado, na opinião de lideranças políticas experientes da situação e da oposição. Ocorre que do julgamento do TSE sairá à definição do candidato da base aliada que poderá ser tanto João Cahulla (não havendo cassação) ou o ex-senador Expedito Júnior, caso haja a degola do vice-governador. 

Também a oposição depende da decisão definitiva do TSE porque a partir dela traçará sua estratégia de campanha. Afinal, os oposicionistas precisam saber quem vão malhar na jornada 2010! Se for contra Cahulla, a intenção é transmitir a imagem de um pau mandato de Cassol, se a briga for contra Expedito virá a baila na campanha a imagem do ficha suja adquirida na sua vitoriosa trajetória política e seu histórico (injusto, diga-se de passagem) de apunhalar pelas costas sucessivos governadores. 

Mas as indefinições não ocorrem apenas no cenário governista. Na oposição, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) volta a acenar a intenção de disputar o Palácio Presidente Vargas e no final de ano, delimitou território, como uma onça, investindo forte na propagação de suas obras – que diga-se de passagem, mesmo com as chuvas continuam a topo vapor pelos bairros da capital. 

Como se sabe, a intenção de Sobrinho disputar o governo pode ameaçar dois governadoráveis: o deputado federal Eduardo Valverde, que é o pré-candidato do partido e o peemedebista Confúcio Moura. A informação que circula nos meios políticos é que se Roberto Sobrinho for candidato ao governo, entregando a prefeitura da capital ao grupo do governador Valdir Raupp, o PMDB não lança candidato ao Palácio Presidente Vargas, ocorrendo uma aliança entre PT/PMDB já em primeiro turno. 

No âmbito da base governista ocorre um fato realmente inusitado. Expedito Júnior que provocou a sua própria cassação pela compra de votos e o processo de cassação do atual governador e de seu vice, agora se vê obrigado a torcer pela degola dos aliados para se dar bem. Com Cahulla cassado, além de tirar do páreo um concorrente que começa a se tornar incômodo, Júnior ficará com a preferência das siglas governistas para a batalha contra os partidos da oposição. Isso tudo pode acontecer, sem necessidade do autofágico jogo de rivalidades tribais. Daí, a necessidade do senador cassado catimbar o jogo e engolir até alguns desaforos do Palácio Presidente Vargas, como tem sido a blitz do governador Ivo Cassol em favor do seu vice João Cahulla por Rondônia afora. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)