Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: PMDB e PT racham e abrem guerra com boatos em Rondônia


 

Aliados – e vitoriosos – nas eleições municipais de 2008, PT e PMDB não esperavam entrar em guerra em 2010 na corrida sucessória estadual. Com interesses díspares com relação à disputa ao governo do estado, os partidos racharam e as conseqüências podem vir com as demissões dos peemedebistas nas prefeituras de Porto Velho e Cacoal, onde o partido de Lula ganhou as eleições com o apoio do PMDB. 

O conflito PT/PMDB esta acirrado porque o senador Valdir Raupp, presidente estadual e vice-presidente nacional do partido teme ser derrotado em outubro pela senadora Fátima Cleide (PT). 

Como se sabe, Raupp esta priorizando seu crescimento político nacional e tem amplas possibilidades de acabar ministro, caso Dilma Roussef seja eleita presidente. No entanto se perder a disputa regional, estará com as asas cortadas para vôos mais altos, como foi o caso do ex-ministro Amir Lando, derrotado em 2006 e hoje um sem-teto no cenário nacional. 

Que ninguém diga que o parlamentar barbudo queixada não tenha buscado o diálogo. Primeiro estimulou Fátima Cleide a disputar o governo, para tirá-la do caminho, lhe mostrando pesquisas maquiadas com projeções de vitória. O PT, não se iludiu, e optou pelo deputado federal Eduardo Valverde, forte no meio rural e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. 

Diante da resistência do PT rondoniense em chegar a um acordo, Valdir Raupp apelou para Lula e Dilma, uma, duas, três vezes e teve as portas fechadas na cara. Choramingou, implorou e suplicou para que a senadora Fafá desistisse do seu projeto de reeleição, também, sendo rechaçado.
 
Como por bem, não conseguiu nada Raupp agora quer usar da força bruta do Diretório Nacional do PMDB para acertar as coisas em Rondônia. Com apoio do presidente nacional Michel Temer, esta tentando a última cartada: incluir Rondônia na lista dos estados onde o PT será obrigado a dar contrapartidas ao PMDB apoiar a ex-ministra Dilma Roussef a presidência da República. A contrapartida seria Fátima Cleide vice do candidato do PMDB Confúcio Moura, com o deputado federal Eduardo Valverde disputando uma vaga à Câmara Federal. 

A guerra PT/PMDB começa agora com uma série de boatos no estado. O PMDB espalha aos quatro ventos que, por imposição nacional, o PT já aceitou o acordo, sujeitando-se a cabeça de chapa para Confúcio. Já, os petistas, revoltados, com o que consideram “um jogo sujo”, também não jogam limpo, espalhando que Raupp esta apunhalando Confúcio oferecendo o ex-prefeito Confúcio Moura como vice de Valverde, desde que a senadora Fátima Cleide dispute uma vaga à Câmara Federal. Como se vê, a coisa esta feia. 

Na verdade, o desfecho da briga entre PT e do PMDB é imprevisível. O PT rondoniense se arma até aos dentes para defender candidatura própria, mas, no entanto, esta mais do que provado que quando Lula manda uma coisa, todos os petistas obedecem como carneirinhos. O próprio prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu a ordem de Lula para ficar na prefeitura e se aquietou. 

Por conseguinte, se o PMDB nacional chantagear Lula e Dilma, com esta contrapartida – o PT se sujeitar ao PMDB local - só restará aos petistas chorar as mágoas, ou relaxar e gozar, como dizia a sexóloga Marta Suplicy.

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)