Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cassol enfrenta a revolta das vacas de presépio na ALE



Inexperientes,  e a maioria da atual legislatura ainda cumprindo o primeiro mandato, os deputados estaduais de Rondônia passaram os primeiros vezes sendo orientados pelo governador Ivo Cassol. Feitos de gato e sapato, os parlamentares até para resolver disputas de gabinetes e troca de móveis dependiam de um aval do Palácio Presidente Vargas.

Cobrados nas bases por tanta submissão e alcunhados de "vacas de presépio" e até de "Cassolboys", vários parlamentares da base aliada já caíram fora, reduzindo a esmagadora maioria governista no Parlamento estadual.

Envolta em novos escândalos a cada dia - o último decorre de um projeto para a volta do nepotismo -, a Assembléia Legislativa não tem  mostrado competência sequer para comprar pó de café. A última aquisição, a do café Kentinho, de Salvador, na Bahia, penalizou os próprios parlamentares, visitantes e o funcionalismo, tal a qualidade da beberagem.

Ao meio de tanta confusão e incompetência, poucos parlamentares vão mantendo a coerência, mas alguns chegam a surpreender como o deputado Miguel Sena (PV-Guajará-Mirim), autor do projeto que extingue as benesses de auxilio de moradia para os próprios deputados, desembargadores etc. Sena não poupou nem o governador Ivo Cassol do benefício. Demonstra luz própria.  Já, Alex Textoni, a cada projeto arruma uma encrenca, a cada entrevista um tumulto. Está se transformando numa figura folclórica gritando por uma moralidade que não pratica, com bom  tataraneto dos fariseus.

No entanto, mesmo com as novas acomodações partidárias, o governo mantém maioria no Poder Legislativo. Mas a fidelidade canina, depois de tantos desgastes, já não é mais a mesma. Tiziu foi para o PDT, Euclides Maciel para o PSDB, Wilber da Astir fala grosso e desde a lenha na Polícia Militar, os petistas se mostram mais independentes e o baixo clero, liderado por José Amauri, volta e meia causa rachas na seara situacionista.

Fonte: Carlos Sperança/gerntedeopinião

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)