Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Beto Bertagna

Arquitetura em Porto Velho - Por Beto Bertagna


Por Giovani Barcelos

A arquitetura de Porto Velho merece uma discussão mais aprofundada, pois mistura estilos americano, inglês, europeu e, claro, local, com suas características vernaculares riquíssimas. Faço aqui uma colocação bem superficial, devendo ser aprofundada com tempo.

A arquitetura de Porto Velho começou o seu caminho com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Construções em madeira, adaptadas ao clima da região, fazem parte das primeiras imagens da cidade, somando-se a construções efêmeras executadas para dar suporte à construção da linha férrea. No meu entender, de alguém que mora aqui há pouco tempo, sem as láureas de muitos que tratam disso, é a principal referência de arquitetura local, somando-se aos ribeirinhos, com suas casas também em madeira totalmente adaptadas ao local.

Depois desse momento, mais local e adaptado à região, temos os estilos tardios que construíram a imagem arquitetônica que a maioria tem da cidade. Chamo de estilos tardios, pois quando chegam aqui no século XX, já não são mais os estilos utilizados nos locais que servem de imagem aos que aqui chegam. Nesse conjunto, destaco os prédios com referências neoclássicas e ecléticas. Ainda fazem parte dos estilos utilizados no Brasil no século XX o neocolonial, ainda guardando as raízes da colonização brasileira e sendo um dos estilos utilizados por Lúcio Costa antes de aderir as linhas modernas. Anterior ao modernismo temos o Art Decó (presentes em prédios na Av. Sete de Setembro) e o Protomodernismo (que observamos no Prédio do Relógio e na Escola Carmela Dutra).

A arquitetura contemporânea em Porto Velho não possui uma linha de elementos que possam caracterizá-la. Existem construções que seguem modismos com fachadas envidraçadas, inclusive voltadas para o oeste, bem como edificações que já estariam prontas, mas o profissional insiste em encher de elementos, enfim, exageros. Gosto da arquitetura residencial produzida aqui, pois mescla soluções que se adequam à região. Os conjuntos habitacionais, assim como em outras cidades, se proliferam, onde a quantidade não é acompanhada pela qualidade.

A fase mais rica que considero da arquitetura Portovelhense refere-se ao período associado a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, mas é uma discussão para outra oportunidade.

Fonte: Blog do Beto Bertagna

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi

Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Faleceu neste sábado (23) em Brasília / DF a arqueóloga Maria Lucia Pardi, Mestre em Gestão de Patr

O dia que Cassol virou candidato a Presidente do Brasil

  Fonte: Beto Bertagna a 24 quadros

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 - Por Beto Bertagna

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 - Por Beto Bertagna

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 Fonte: Blog Beto Bertagna a 24 quadros

'O Número', um curta de Beto Bertagna neste domingo na TV Cultura do Pará

'O Número', um curta de Beto Bertagna neste domingo na TV Cultura do Pará

  Neste domingo,11, de Círio de Nazaré, a TV Cultura do Pará apresenta o programa Cultura.Doc. às 21h com a exibição de dois filmes  que foram apresen

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)