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Carlos Sperança

Dragagem e asfalto e a seca severa do Rio Madeira para 2023


Dragagem e asfalto e a seca severa do Rio Madeira para 2023 - Gente de Opinião

O parlamento sobra

Ao participar da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, em Letícia, na tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru, o presidente Lula da Silva propôs a formação de um “Parlamento Amazônico”, a ser constituído pelas comunidades locais.

No Brasil, o parlamento é gigantesco. Há duas casas no Congresso Nacional – Senado e Câmara dos Deputados –, constituído por parlamentares que representam seus partidos e estados, todos em bases proporcionais. Se há partidos ausentes é por não cumprirem a cota de votos. Além disso, todos os 5.568 municípios têm câmaras formadas por cidadãos locais entre 9 e 31 edis, dependendo da faixa de população de cada um. Os municípios, por sua vez, possuem poderosas entidades representativas, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a União Brasileira de Apoio aos Municípios (Ubam).

Não há como supor, nesse caso, que criar um parlamento a mais vai mudar de modo substancial o quadro de normas legais já em vigor, que no caso do meio ambiente, boiadas passadas à parte, configura um arcabouço legal abrangente, com eventuais aperfeiçoamentos cabíveis sem a necessidade de mais parlamentos. Além disso, se é para favorecer a participação das comunidades, há ongs que fazem mais barulho que a maioria das câmaras municípios do país. O que se requer, portanto, é um Executivo com prevaricação zero e uma Justiça mais ágil.

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Dragagem e asfalto

O Dnitt se espicha por todos os lados para atender as bancadas federais do Acre, Rondônia e do Amazonas. No Acre, trabalha forte na recuperação da BR 364, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Em Rondônia, temos ações de recapeamento e recuperação da BR 364. Nos trechos mais críticos entre Porto Velho e Vilhena, entre Rondônia e o Amazonas, temos a dragagem do Rio Madeira que já tem trechos tomados pelos bolsões de areia prejudicando a navegação e a recuperação das pontes na BR 319, próximas a Manaus, que desabaram no ano passado diante de fortes chuvas durante o inverno amazônico.

Seca severa

Por falar no nosso amado Rio Madeira, a previsão já é de uma seca severa para 2023. Tudo aponta para uma situação de lascar: O Madeirão descendo rapidamente em Porto Velho, o lençol freático caiu tanto na região metropolitana que muitos poços caseiros estão sendo aprofundados nos bairros e o abastecimento de água deve ser um problemão neste período de seca. A torcida é que toda esta estiagem e calorão chegando não venha a refletir em prejuízos para a agricultura, principalmente nas regiões produtoras de hortifrutigranjeiros que abastecem a cidade.

Apoio de Bolsonaro

Os candidatos à prefeitura de Porto Velho - são pelo menos cinco conservadores – se esmeram agora na busca do apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro. Eles acreditam que quem fechar o acordo terá a supremacia do eleitorado conservador e estará em condições de garantir a rapadura. São cinco postulantes do segmento: 1-Fernando Máximo, 2-Mariana Carvalho 3- Cristiane Lopes 4- Marcelo Cruz 5- Leo Moraes. Acredito que aquele que conseguir se filiar ao PL, que é o partido dos Bolsonaro, poderá se sobressair na peleja. Mesmo assim não escapa de um eventual segundo turno, tal o divisionismo no segmento direitista.

A fiscalização

São raros os prefeitos rondonienses que fiscalizam obras, como medir a espessura do asfalto contratado junto as empreiteiras, ou a situação das casas populares quando recebe. Nenhum deles, tampouco examina as condições dos telhados das obras públicas. Por isto meus cumprimentos ao prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni pela iniciativa de também fiscalizar os telhados. Infelizmente numa inspeção recente ele desabou de um telhado e acabou com fraturas e escoriações pelas costelas. Estimo melhoras ao alcaide e que ele assim que melhore volte a dar exemplo aos demais prefeitos no cuidado com a coisa pública.

Ponte binacional

Mesmo sem recursos definidos ainda no Orçamento da União e isto só deve ocorrer no ano que vem, o Ministério dos Transportes lançou edital través do Dnitt para a construção da ponte binacional, sobre o Rio Mamoré em Guajará Mirim, ligando o Brasil a Bolívia. O edital para a contratação da empresa já foi publicado no Diario Oficial e a inciativa vai despertar o apetite das grandes empreiteiras do ramo, já que se trata de uma das maiores obras do governo federal em Rondônia. A classe política de Rondônia vai fazer a festa, mas do início das obras até a sua conclusão ainda vai um bom tempo.

Via Direta

*** Com novos estudos de impacto ambiental determinados pela justiça teremos mais um atraso no início das obras da Usina Hidrelétrica de Tabajara, no município de Machadinho do Oeste *** A obra é aguardada com grande expectativa pela população do Vale do Jamari mas padece do mesmo problema da conclusão da BR 319 que são os reiterados estudos de impacto ambientais nas comunidades indígenas da região *** Já considerado o rei do asfalto em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves também poderá pleitear o título de imperador das casas populares *** Nas suas  duas gestões foram entregues centenas de casas e apartamentos e agora ele quer construir mais dois conjuntos em sintonia com o programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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