Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As dificuldades do PT rondoniense e os punhais da traição


As dificuldades do PT rondoniense e os punhais da traição - Gente de Opinião

A hecatombe ambiental

Para quem quer achar desculpas qualquer coisa serve. O El Niño, por exemplo. No entanto, e com muita antecedência, os climatologistas indicam dados gerais para avaliações. Já se sabia, assim, que o El Niño viria com força. Quem tem a responsabilidade de prevenir deveria ter agido e utilizado os recursos orçados para ocorrências climáticas extremas.

Catastrofista ou realista, cada qual terá um adjetivo para a cientista brasileira Erika Berenguer, bióloga e pesquisadora das universidades britânicas de Oxford e Lancaster, que fala em “hecatombe ambiental” na Amazônia ainda em 2023 ou início do ano que vem pela intensidade do fenômeno acima do comum.

Na antiguidade, a palavra “hecatombe” significava sacrificar cem bois em troca dos favores dos deuses. Os deuses eram muitos nos tempos anteriores ao faraó Amenófis IV, que impôs o deus único, e se supõe que muitos bois também eram requeridos para o sacrifício religioso. Como chamar, nesse caso, o sacrifício de dez mil bovinos que morreram este ano por causa do calor acima do comum nos EUA? Ou de quase 2 mil bois mortos de frio no MS?

Evidente hecatombe para os fazendeiros prejudicados, a piora nos rigores climáticos está ligada à devastação florestal e ao empestear de águas, terra e ares. O clima com viés de piora por falta de medidas de contenção e equilíbrio faz pensar que, hoje, hecatombe também significa morticínio de seres humanos.

.................................................................................................................

As dificuldades

Mesmo com Luís Inácio Lula da Silva ocupando a presidência da República, o PT rondoniense enfrenta dificuldades para montar chapas competitivas até mesmo nos principais polos regionais do estado. Na própria capital, Porto Velho, o partido tem opções que precisam de mais vitamina para enfrentar os postulantes bolsonaristas Mariana Carvalho (Progressistas) e Fernando Máximo (União Brasil). Por aqui as opões seriam a ex-senadora Fatima Cleide que vem de uma série de derrotas nos últimos pleitos, desde ao governo estadual, a prefeitura capital e a Câmara dos Deputados e o dirigente Ramon Cujui, ainda não testado nas urnas em eleições majoritárias.

Também no interior

Para se ter uma ideia da situação desconfortável do partido de Lula no estado de Rondônia, em vista do forte conservadorismo existente, o PT também não tem nomes expressivos para as pelejas em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena para entrar com força na disputa dos paços municipais. Em Ji-Paraná, mesmo com a ascensão da deputada estadual Claudia de Jesus, brilhando na Assembleia Legislativa, a legenda não teria possibilidades de enfrentar de igual para igual o atual prefeito Esaú Fonseca (União Brasil) e o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB).

Punhais da traição

Em vista de tantos punhais da traição aplicados nas campanhas eleitorais em Rondônia, os caciques políticos têm planos B, casos alianças atuais sejam desfeitas até as eleições municipais do ano que vem.  O prefeito Hildon Chaves, por exemplo, tem como sua candidata a sua sucessão na capital, Mariana Chaves, mas se não der certo ele vai de Fabricio Jurado. O governador Marcos Rocha também apoia Mariana, mas se ela pular fora e quiser disputar o Senado em 2026, ele em como opção Junior Gonçalves, seu fiel escudeiro no Palácio Rio Madeira. E assim caminha a humanidade....

A força do Centrão

Como nos governos anteriores, de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) está de joelhos para o “Centrão”, conglomerado de partidos da direita, com grande influência no Congresso Nacional, tanto na bancada da Câmara dos Deputados como no Senado. Com isto os partidos do segmento negociam ministérios e cargos do primeiro escalão e até o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, negocia o seu quinhão. Tão demonizado em campanhas eleitorais, tanto por petistas como bolsonaristas, o “Centrão” novamente toma conta do Palácio do Planalto influenciando na aprovação dos projetos governistas.

Da conveniência

É da conveniência dos vereadores, deputados estaduais, federais e senadores, o regime do semipresidencialismo, dos semigovernadores e dos semiprefeitos. Eles, do Legislativo, têm os recursos financeiros que querem nas mãos, tem o fundão eleitoral, salários e vantagens estratosféricas, enfim. Fazem o que querem, pintam e bordam e se algo dá errado nas gestões dos prefeitos, governadores e presidentes, padecendo de falta de popularidade, os infelizes são cassados e os parlamentares passam por bonzinhos. Mudar o sistema implica antes de mais nada mudar os legislativos municipais, estaduais e federal.

Via Direta

*** Nova rede de farmácias se instalando em Porto Velho denotando que a capital rondoniense é um grande mercado para o ramo farmacêutico. Existem mais farmácias por aqui do que templos religiosos *** No Av. Jorge Teixeira existem quase uma dúzia de estabelecimentos do gênero, é coisa de louco *** Sumido, o consagrado empresário Kazan Roriz sinaliza que desistiu de disputar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem. No início do ano estava bem entusiasmado com seu marketing ativo *** Os bolsonaristas que viraram a casaca para o governo Lulapetista agora são taxados de “comunistas” mesmo sendo capitalistas selvagens. A coisa virou piada nós círculos políticos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)