Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Projeto financiado pela Confiancelog para a Iniciativa Verde na Amazônia passa ileso por incêndios e desmatamento

Operador logístico participa do programa Carbon Free desde 2008 e já financiou 36 hectares de agrofloresta na região


Trecho de restauração da Iniciativa Verde - Foto: Iniciativa Verde - Gente de Opinião
Trecho de restauração da Iniciativa Verde - Foto: Iniciativa Verde

A Confiancelog participa do financiamento do Carbon Free Amazônia, projeto da Iniciativa Verde que promove a compensação de carbono por meio da restauração florestal. Apesar dos recentes incêndios e do crescimento do desmatamento na região nos últimos meses, a empresa comemora o fato de que nenhum dos 36 hectares plantados foram atingidos, de acordo com a ONG.

 

Para Fernanda Bianco, gerente de Marketing e Governança Corporativa da Confiancelog, a empresa tem orgulho do resultado do projeto. “A Confiancelog se preocupa muito com essas questões, por esse motivo decidimos, desde 2008, iniciar a parceria com a Iniciativa Verde. Ficamos satisfeitos em saber que um projeto que ajudamos a financiar em uma região que passou por momentos difíceis com desmatamento e incêndios não teve nenhum dos 36 hectares atingidos. É muito gratificante também saber que agricultores rurais da região estão se beneficiando com renda extra, além da restauração do sistema agroflorestal”.

 

Com a parceria, a Confiancelog contribuiu na geração de renda para 29 famílias de assentamentos rurais que vivem no local. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que realiza um trabalho de assistência com as famílias desde 2017.

 

Para auxiliar nos problemas citados, a Iniciativa Verde também arrecadou fundos em doações feitas por pessoas físicas e direcionou para a Amazônia. “É muito importante a participação também da pessoa física na questão do desmatamento, como acontece na Amazônia. A pessoa física, os setores públicos e privados são os agentes responsáveis pela preservação e proteção”, afirma Fernanda.

 

A Confiancelog vai continuar financiando o Carbon Free, que prevê retirar 11.520 toneladas de carbono da atmosfera por meio da Iniciativa Verde.

Mais Sobre Amazônias

Pirarucu, ‘’o monstro do rio’’, no Vale do Guaporé

Pirarucu, ‘’o monstro do rio’’, no Vale do Guaporé

O maior peixe de água doce do mundo, o Pirarucu, muito apreciado pela culinária da região Norte e agora sendo consumido no  Brasil e no exterior, sen