Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Soja: Rondônia registra aumento de 13,8% na área plantada e 8,1% na produção


Para esta safra 2020/2021, a colheita deve alcançar 1.215,4 mil toneladas - Gente de Opinião
Para esta safra 2020/2021, a colheita deve alcançar 1.215,4 mil toneladas

A soja é a principal cultura agrícola produzida no estado de Rondônia, considerado o segundo maior produtor da Região Norte. O produto se destaca em produtividade com o uso de tecnologia e lidera o ranking como o produto agrícola mais exportado do Estado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Rondônia, a área plantada com a oleaginosa, nesta safra, aumentou 13,8%, passando de 348,4 mil para 396,5 mil hectares, em comparação com a safra 2019/2020, e a produção cresceu 8,1%. O aumento da área plantada está relacionado com o avanço dos cultivos da segunda safra de soja e com a elevação dos preços desde a safra passada.

Para esta safra 2020/21, a colheita deve alcançar 1.215,4 mil toneladas. A última semeadura foi realizada no final de fevereiro e a colheita do grão se estendeu até o final de maio deste ano, devido ao início do vazio sanitário, previsto para ser iniciado em junho. Em relação à exportação, em 2020, o Estado exportou o valor de US$ 421 milhões de dólares em soja, com aumento de 9,15%, se comparado ao ano de 2019, onde atingiu o valor de US$ 386 milhões.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, a participação da soja no agronegócio de Rondônia corresponde a 90%, sendo a principal cultura que movimenta a economia, representando 13% do Valor Bruto da Produção (VBP). Os maiores municípios produtores de soja estão na região Sul do Estado, sendo eles: Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Cabixi e Pimenteira do Oeste.

“Somos destaque na produção de soja e temos um grande potencial para aumentá-la. Os produtores têm investido no uso da tecnologia na agricultura para fazer a avaliação do solo e da colheita, mapeação e medição das propriedades, e isso tem feito a diferença. O objetivo é produzir mais com menos custos para garantir a competitividade do produto, e ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente e principalmente da qualidade dos grãos”, contou.

Nos últimos anos, a cultura se expandiu significadamente em quase todas as regiões do Estado e tem atraído cada vez mais a atenção dos produtores rurais, especialmente dos pecuaristas, devido ao surgimento de sementes mais resistentes ao clima e pragas, alta demanda pelo produto e principalmente a valorização no preço do grão, além de possibilitar a restauração de áreas degradadas.

INCENTIVOS

Diante deste cenário, o Governo de Rondônia tem realizado várias ações para desenvolver ainda mais a produção de soja.  O produtor de Nova Mamoré, Lorival dos Santos, recebeu 35 toneladas de calcário, através do transporte gratuito, para aplicar e corrigir o solo da sua primeira lavoura de soja de 56 hectares. “Esta foi a primeira vez que plantei soja, mas comecei a trabalhar com lavoura ano passado com o plantio de arroz, em uma área menor, e agora aumentei a área para plantar a soja. Nós fizemos a correção do solo com o calcário, para ajudar na produtividade. O governo ajudou muito para o processo de plantio com a entrega gratuita do calcário”.

Santos fez o plantio de soja em novembro de 2020, na primeira safra, e realizou a colheita no mês de março. “Minha roça plantada de soja é de 56 hectares e colhemos em torno de 65 sacas por hectare. Com a plantação de soja, vamos ter mais um lucro em uma área menor, se comparado com o gado. Para a próxima safra, pretendo aumentar ainda mais a lavoura”, destacou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), segue reforçando seu compromisso com o homem do cam

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, realizará o lançamento oficial do programa Saúde no Campo,

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem sido uma grande aliada dos agri

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)