Porto Velho (RO) domingo, 6 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Seminário marca a primeira etapa de projeto que vai impulsionar a cacauicultura em Rondônia


Seminário marca a primeira etapa de projeto que vai impulsionar a cacauicultura em Rondônia - Gente de Opinião

Nesta quarta-feira (04), foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) o Seminário Cacau Sustentável. Trata-se da primeira etapa de um projeto desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia e aprovado junto ao fundo europeu AL-INVEST.  

"Este é um projeto que irá beneficiar 300 pequenos negócios, atores da cadeia produtiva do cacau. Ao longo do projeto, serão oferecidas capacitações e consultorias, visando o desenvolvimento sustentável com foco em economia verde e circular", detalhou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti. 

O Seminário desta quarta-feira aconteceu das 9 às 13 horas. Na oportunidade, foram tratados temas como a EURD, o novo regulamento europeu para rastreabilidade de produtos produzidos em zonas livres de desmatamento, bem como os programas de rastreabilidade exigidos pelas empresas compradoras de cacau. Também foi realizado um talk show com os palestrantes e produtores, onde diversos assuntos relevantes fizeram parte do bate-papo. 

Vale destacar que o AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia que tem, como principal objetivo, promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina. Tudo isso, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular.  

Além disso, através da Componente 1, o programa administra fundos para a implementação de projetos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no setor privado. Esta etapa é liderada pela Sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera em todo o mundo com o objetivo de promover o setor privado. 

"O Seminário Cacau Sustentável foi o evento de lançamento deste projeto que tem duração de 24 meses e investirá 380 mil euros na cacauicultura até maio de 2026", completou o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos.

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha reforça apoio ao setor produtivo com entrega de máquinas e equipamentos a municípios e associações

Marcos Rocha reforça apoio ao setor produtivo com entrega de máquinas e equipamentos a municípios e associações

Em mais uma ação voltada ao fortalecimento da agricultura e à valorização do pequeno produtor, o governador Marcos Rocha realizou, na última sexta-f

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), segue reforçando seu compromisso com o homem do cam

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, realizará o lançamento oficial do programa Saúde no Campo,

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)