Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Rondônia tem produtores inscritos no II Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Sebrae apoia na realização das inscrições e na logística na participação


Rondônia tem produtores inscritos no II Concurso Nacional de Qualidade do Cacau - Gente de Opinião

O estado de Rondônia pode estar iniciando uma nova era do Cacau, a exemplo do que já ocorreu no início de sua colonização, desde os projetos de integração, quando a cacauiculura teve grande destaque em nível nacional. O Sebrae em Rondônia apoiou a inscrição de produtores rurais para participaram do III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, realizado pela Brazilian Cocoa Awards. 

O Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil, desde sua primeira edição em 2018, vem se consolidando como estratégia de valorização da qualidade do cacau brasileiro e mesmo no período de pandemia a adesão dos produtores foi satisfatória. Nas duas primeiras edições foram premiados produtores do Pará, Bahia e Espírito Santo. 

Rondônia participa com 15% dos inscritos até o momento, o que correspondem a 11 produtores radicados no estado, mais especificamente na região central de Rondônia, notadamente, onde o sebrae está realizando um projeto de atendimento para melhorar a competitividade e produtividade dos participantes. É o Projeto Cacau Sustentável de Rondônia. No escopo do projeto, estão previstas ações como capacitações, orientações, e acesso a novos mercados, beneficiando centenas de empreendedores rurais e, numa última análise, alavancando a economia do estado. 

Nesta semana (19), as amostras dos participantes inscritos foram enviadas à organização do certame para serem avaliadas em suas características físico-químicas, gerando um resultado prévio no início de outubro. O resultado final deve ser anunciado em novembro, em Ilhéus na Bahia. 

“A participação de nossos produtores é algo relevante, uma vez que buscamos, através das ações do projeto Cacau Sustentável de Rondônia, o resgate de uma atuação que outrora o estado de Rondônia já ocupou e, com inovação, tecnologia, orientações, capacitações e outras intervenções, podemos alcançar tal resultado. Certamente nossos produtores farão bonito nesse concurso”, disse Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae na cidade de Jaru e gestora do projeto.  

A parceria com o Senar, Emater, Idaron e Ceplac,  por meio dos técnicos de campo em Assistência Técnica, apoiaram a seleção dos produtores, para que fosse possível obter as melhores amostras e dos produtores mais especializados, para que Rondônia estivesse bem representado, e com possibilidade de concorrer com os Estados que tem despontado como maiores produtores, a exemplo do Estado do Pará e da Bahia.  “A cada ano teremos mais e mais a expectativa de ter outros produtores participando de concursos de Qualidade pois um melhor posicionamento do nosso Cacau em concursos significará produtos com maior valor agregado para o mercado”, concluiu Marcileide.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), segue reforçando seu compromisso com o homem do cam

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, realizará o lançamento oficial do programa Saúde no Campo,

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem sido uma grande aliada dos agri

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)