Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Produção de soja em Rondônia deve ser recorde, com 2 milhões de toneladas


Produção de soja em Rondônia deve ser recorde, com 2 milhões de toneladas - Gente de Opinião

De acordo com o 9º Levantamento da Safra de grãos 2022/2023, divulgado no início desta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado de Rondônia deve colher 2 milhões de toneladas de soja. Esse volume de produção representa um aumento de 19,8% em relação ao produzido no ciclo passado.

Os resultados também mostram que a área plantada representa 584,1 mil hectares, 18,8% a mais em comparação aos 491,7 mil hectares cultivados na safra 2021/2022. O recorde na área foi pautado pela valorização da soja no mercado e a demanda aquecida no último ano, o que incentivou os produtores de Rondônia a destinarem uma maior área para a temporada, atribuídas basicamente aos ganhos em áreas de pastagens degradadas.

Destaca-se também a utilização de um bom pacote tecnológico empregado pelos sojicultores e as condições climáticas favoráveis, durante todo o ciclo reprodutivo das lavouras. Isso ajudou a aliviar o déficit hídrico que foi observado em algumas lavouras do estado, assegurando que a produtividade média estimada no estado alcance os 3.424 kg/ha.

A soja é a cultura de maior expressão econômica no estado de Rondônia. Seu Valor Bruto da Produção (VBP) de abril deste ano, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), alcançou R$ 4,92 bilhões. Já as exportações, de acordo os dados divulgados pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), atingiram 1,59 milhão de toneladas nos primeiros cinco meses de 2023. Isso é 28% superior ao mesmo período exportado no ano de 2022.

A colheita da 1ª safra já foi totalmente concluída em todo o estado e alguns produtores já realizaram o plantio para a colheita de uma segunda safra da soja. A cultura está em desenvolvimento nas regiões em que foi implantada a safrinha. Apesar dos desafios que ocorreram, o estudo apontou um aumento considerável das áreas de cultivos da soja em Rondônia.

Finalmente, com relação aos preços, após um período de alta nos últimos anos, a possibilidade de queda no mercado interno preocupa os produtores. Isso se deve por causa dos reflexos de uma safra recorde e também como consequência de uma maior oferta do produto, da logística aquecida, do atraso na comercialização antecipada e do fortalecimento do dólar em relação a outras moedas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), segue reforçando seu compromisso com o homem do cam

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, realizará o lançamento oficial do programa Saúde no Campo,

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem sido uma grande aliada dos agri

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)