Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Governo de Rondônia abre colheita do café conilon com perspectiva de produção de 2 milhões de sacas para este ano


Colher grãos no período correto garante a qualidade do café rondoniense - Gente de Opinião
Colher grãos no período correto garante a qualidade do café rondoniense

De forma simbólica, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, abriu oficialmente o período da colheita do café no Estado na sexta-feira (9). Em agenda no município de Cacoal, o chefe do Poder Executivo esteve na propriedade da família Bento, quatro vezes campeã do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café em Rondônia (Concafé), realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), como uma forma de incentivar e valorizar a produção cafeeira.

“Nós temos um dos melhores cafés do Brasil e isso é fruto da dedicação de famílias como a família Bento, do esforço do Governo e de parceiros que acreditam no potencial do nosso Estado. Rondônia vem ampliando cada vez mais a sua agricultura e as pessoas estão enxergando isso. É exemplo para muitos estados brasileiros e o nosso café chega a todos os cantos do Brasil e em muitos outros países”, destacou o governador Marcos Rocha.

Na “Capital do Café”, governador Marcos Rocha declarou aberto o período de colheita em Rondônia

No sítio dos irmãos Ronaldo e Romilton Bento, com apoio de toda a família, plantam café em oito hectares de terra. Em 2020, a produção chegou a 640 sacas. O café produzido pela família, se tornou uma referência de café especial, da qualidade robusta amazônico.

“Somos em 13 pessoas, tocando a propriedade. Chegamos a Rondônia há 41 anos e já são 39 dedicados ao café. Desde 2017, com o incentivo do Governo do Estado, por meio do Concafé, nosso empenho maior é voltado ao café especial”, conta Ronaldo.

Seguindo os passos do pai, Deigson Bento, o cafeicultor, ressalta a importância da família para o sucesso da atividade. “Para ser um produtor de café é preciso amar o que faz. Nós filhos, estamos seguindo os ensinamentos que o pai passou, quanto a qualidade e sustentabilidade da propriedade. Isso é muito gratificante. Para minha família hoje, o nosso sustento vem do café. Por isso queremos passar isso aos filhos e netos; o quão bom é estar no sítio e viver da terra”, esclareceu.

Tanto o jovem, como o seu pai, fazem questão de enaltecer o incentivo do Governo de Rondônia.  “Nós temos acompanhado muitas ações que vem para nos incentivar. Esse apoio é muito importante, seja com o concurso do café, que nos premiou com uma secadora de café, com outros prêmios e também com o apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e da Seagri. Temos todo o suporte, assistência técnica e temos recebido uma atenção muito especial. Isso nos motiva a melhorar cada vez mais”, concluiu.

Em Rondônia, o dia 10 de abril marca oficialmente o início da colheita do café. A data faz parte do Calendário Oficial do Estado, sendo instituída em 17 de março de 2015, pela Lei nº 3.516. Conforme explicou o governador, durante a abertura antecipada da colheita de 2021, essa é mais uma ação que tem o objetivo de alavancar a cafeicultura rondoniense. “Quando a colheita inicia no tempo certo, colhem-se os melhores frutos e isso eleva a qualidade do nosso café”.

Rondônia é o Estado que mais produz café na região Norte e o quinto maior do Brasil

O presidente da Associação dos Cafeicultores da Região “Matas de Rondônia”, que engloba 15 municípios, incluindo Cacoal, Rolim de Moura e Alta Floresta D’Oeste, Juan Travain, acompanhou a agenda do chefe do Poder Executivo na “Capital do Café” e destacou  a importância da união em prol do desenvolvimento da cafeicultura. “Rondônia hoje é diferente de todos os estados produtores de café, pois temos a união do setor público, científico e produtivo. Enquanto mantivermos essa parceria, Rondônia vai continuar sendo protagonista no comércio de cafés robustas”, destacou.

Juan e mais quatro irmãos estão no setor cafeeiro há apenas quatro anos. Atualmente a produção na propriedade deles é de oito mil sacas. Além disso, firmaram parceria com outros produtores, por meio de uma cooperativa da região.  “Temos toda estrutura necessária para fazer a secagem do café e a padronização, por tamanho, peso e cor. Com isso, nos colocamos como parceiros da cooperativa de cafeicultores. O produtor planta o café, padroniza nos equipamentos da nossa indústria e por meio da cooperativa o produto é comercializado para o mercado nacional e também internacional”, detalhou.

Hoje, Rondônia figura como o Estado que mais produz café na região Norte e o quinto maior do Brasil. Para 2021, a expectativa é de produzir 2 milhões de sacas de café, sendo destaque em qualidade, produtividade e sustentabilidade. São mais de 22 mil rondonienses produzindo café.

“Nosso estado é agrícola, sobrevive por causa do agro, que tem nos sustentado neste momento de pandemia. Por isso a importância do Governo de Rondônia em valorizar e investir no fortalecimento da produção rural”, finalizou o governador Marcos Rocha.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

Prefeitura de Ji Paraná fortalece agricultura familiar com apoio direto aos produtores rurais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), segue reforçando seu compromisso com o homem do cam

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, realizará o lançamento oficial do programa Saúde no Campo,

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem sido uma grande aliada dos agri

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)