Porto Velho (RO) quinta-feira, 3 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Comunidade Quilombola Santa Fé (RO) foi incluída no Programa Nacional de Reforma Agrária


Membros da comunidade Santa Fé com os servidores do Incra/RO, William Coimbra e Rosilene Ferreira - Gente de Opinião
Membros da comunidade Santa Fé com os servidores do Incra/RO, William Coimbra e Rosilene Ferreira

As famílias da Comunidade Quilombola de Santa Fé, localizada no município de Costa Marques, em Rondônia, foram inseridas pelo Incra no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), de acordo com a Portaria publicada no D.O.U. na quarta-feira (10), e passam agora a ter acesso às políticas públicas para a área.

O assegurador do programa quilombola no Incra/RO, William dos Santos Ramos Coimbra, explicou que a medida permitirá às famílias acessarem o Crédito Instalação, em suas diversas modalidades, como Fomento, Fomento Jovem, Fomento Mulher, Recuperação Ambiental, Habitacional, Reforma Habitacional, entre outros, e também o Pronaf A, Pronera e Terra Sol.

Santa Fé é uma comunidade quilombola de 41 famílias com Título de Domínio (TD) de seus 1.452 hectares, localizada na margem direita do Rio Guaporé, na divisa do Brasil e da Bolívia, próxima à sede do município de Costa Marques e a 713 quilômetros de Porto Velho.

Todas as famílias da comunidade possuem origem ligada aos negros de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) que colonizaram as regiões ao longo do rio Guaporé e seus afluentes desde 1888. Santa Fé manteve-se vinculada ao catolicismo popular tradicional da região e tem na Festa do Divino sua principal manifestação.

A equipe técnica do Incra/RO trabalha agora para a inserção no PNRA da Comunidade Quilombola de Jesus, em São Miguel do Guaporé, e Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.

Rondônia possui ainda as comunidades Pedras Negras e Santo Antônio, em São Francisco do Guaporé, Tarumã, em Alta Floresta do Oeste, comunidade Pimenteiras Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, e Laranjeiras, em Pimenteiras.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, lançou oficialmente o programa “Saúde no Campo” nesta sexta-f

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, realizará o lançamento oficial do programa Saúde no Campo,

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

Mais de 136 toneladas de alimentos são transportados pela Prefeitura em apoio aos produtores rurais de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem sido uma grande aliada dos agri

I Seminário rondoniense sobre defensivos agrícolas com foco em sustentabilidade e impactos ambientais

I Seminário rondoniense sobre defensivos agrícolas com foco em sustentabilidade e impactos ambientais

Nos dias 25 e 26 de junho, a cidade de Ariquemes, em Rondônia, será palco do I Seminário Rondoniense sobre Defensivos Agrícolas, que acontece na Ass

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)