Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia ganha força de parceiros e abre caminho para o mercado nacional


Tambaqui rondoniense tem proteínas recomendadas por médicos e previne doenças cardiovasculares  - Gente de Opinião
Tambaqui rondoniense tem proteínas recomendadas por médicos e previne doenças cardiovasculares

O êxito do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia promovido pelo Governo de Rondônia se deve principalmente ao apoio de todos os parceiros, colaboradores e patrocinadores. É a conclusão a que chegam a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). O festival teve origem em Ariquemes, cinco anos atrás, É com os parceiros que os organizadores contam atualmente para ofertar cada vez mais o produto ao mercado nacional.

Ao avaliar o valor da exploração pesqueira em tanques no Estado, a gerente de aquicultura e pesca da Seagri, Mirtes de Lima Pinheiro, reconheceu a importância das parcerias, que agora sustentam o evento do próximo dia 19 de setembro, em Rondônia, nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.

O tambaqui é hoje o símbolo da economia pesqueira rondoniense que se tornou o maior produtor de peixe nativo de cultivo e o terceiro maior produtor do Brasil. A produção pesqueira em 2020 alacançou 65,5 mil toneladas. A Estimativa de 2021 ainda está sendo calculada, mas os cálculos da produção para 2022 apontam que será em torno de 98 mil toneladas/ano.  

As persp ectivas para ampliação das exportações pesqueiras estaduais começaram naquele município a 200 quilômetros de Porto Velho, quando os organizadores assaram duas mil bandas de peixe, em maio, e um ano depois, 2018, três mil. Segundo Mirtes de Lima, ao assar 3.304 bandas em 2019 durante a 3ª Exposição da Piscicultura, Agroindústrias e Agronegócio do Vale do Jamari, o festival entrou para o livro de recordes do Ranking Brasil:

“Foi o maior churrasco de peixe já realizado no País”, lembrou.

TAMBAQUI EM BRASÍLIA

A fama do peixe rondoniense começou a extrapolar divisas, alcançando a capital brasileira. Por que não iniciar uma vitrine por lá? – raciocinaram os técnicos da Seagri e da Emater e passaram a planejar.

Tambaqui assado em Brasília entrou para o ranking dos grandes churrascos nacionais

Assim, em 2019, aconteceu o 1º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A fumaça do assado atraiu as pessoas. Assaram quatro mil bandas de tambaqui sem espinhas, totalizando seis toneladas de peixe distribuídas à população.

O então secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior, lamentava, na ocasião, que o tambaqui ainda seja pouco conhecido dos brasileiros das regiões centro-oeste, sul e sudeste. “Ouvi falar muito em diversos pescados, da Argentina, Rússia, Equador e Vietnã, mas não se fala da riqueza do peixe da Amazônia”, ele afirmara no momento.

O projeto desenvolvido em Brasília teve como principal estratégia divulgar a especiaria e agregou, com isso, uma ação social. No caso, as pessoas, ao receberem o peixe assado, doariam um quilo de alimento. A arrecadação ajudou instituições responsáveis por ações sociais.

Em 2020, ano da pandemia da covid-19, o Festival de tambaqui ocorreu em dez municípios, totalizando 6.087 quilos, divididos em 4.230 bandas. Porém, a ação não pode se estender a Brasília por causa das restrições impostas pela necessidade de distanciamento social. Contudo, a edição do festival este ano, contemplará o Distrito Federal novamente.

Se antes, a expansão do mercado era um sonho, atualmente a Seagri contabiliza tecnologia e recursos humanos, consolidando parcerias na piscicultura, com empresas e universidades. O Programa “Peixe Saudável” é exemplo disso, pois garante a rastreabilidade dos peixes produzidos em Rondônia, em busca da qualidade e da renda para o produtor.

PRODUTOR GANHA ANÁLISES

Esse programa cumpre à Instrução Normativa n.º 4/2015, que instituiu o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo, oferecendo atendimento especializado. “O piscicultor da agricultura familiar ganha análises de água e de peixes, o que o auxilia na manutenção da qualidade sanitária dos animais, mediante adoção de boas práticas de manejo”, explicou Mirtes de Lima.

Após a análise, os técnicos responsáveis pelos laboratórios móveis, emitem boletins informando as condições da água. Este instrumento serve para o licenciamento junto aos órgãos ambientais em relatórios de monitoramento de qualidade de água e outorga de uso de recursos hídricos. O programa funciona com laboratórios  adquiridos pela Emater – RO, via recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider) e a participação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder), administrado pela Sedi.

Em maio deste ano, a Seagri  visitou alguns laboratórios de reprodução de formas jovens de peixes no Estado, apoiando o Departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura (Depoa), da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa, que desenvolve o projeto “Boas Práticas na Produção de Formas Jovens.”

Laboratório móvel da Emater ajuda a desenvolver a piscicultura com sustentabilidade

O controle que permite a rastreabilidade das formas jovens da cadeia produtiva aquícola está sendo executado no país pela Coordenação de Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do ministério.

Esta ação, resulta em inúmeras vantagens, algumas delas são: produção de formas jovens com qualidade zootécnica; criação de programas de prevenção e controle sanitário para aquicultura nacional, produção de formas jovens com garantias mínimas sanitárias e de biosseguridade e bem-estar animal, competitividade no mercado nacional e internacional, rastreabilidade dos empreendimentos de formas jovens,  melhora do status sanitário e desempenho zootécnico da engorda no Brasil. “A cadeia produtiva da aquicultura ficará cada vez mais profissionalizada”, comentou Mirtes.

PARCEIROS

O Sucesso do Festival só é possível por conta do envolvimentos dos órgãos governamentais já citados bem como o apoio dos parceiros, quais sejam: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), , Zaltana Pescados, Lions Clube, AgroFish Nova Aurora, WS Pescados da Amazônia e secretarias de agricultura municipais.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Piscicultura avança na produção de peixes nativos com investimentos realizados pelo Governo de RO

Piscicultura avança na produção de peixes nativos com investimentos realizados pelo Governo de RO

Levantamento nacional mostra que a piscicultura em Rondônia já é uma importante base da economia agropecuária do Estado, uma vez que detém a maior p

Governador Marcos Rocha projeta alta na exportação do Tambaqui após impulsionar nova linha de produção do agronegócio

Governador Marcos Rocha projeta alta na exportação do Tambaqui após impulsionar nova linha de produção do agronegócio

A estratégia do governador de Rondônia, Marcos Rocha, em fomentar nacional e internacionalmente as potencialidades do Estado nos diferentes setores

Para fortalecer as exportações, Governo de Rondônia apresenta Tambaqui nos Estados Unidos da América

Para fortalecer as exportações, Governo de Rondônia apresenta Tambaqui nos Estados Unidos da América

Além de fazer parte novamente dos atrativos da Seafood Expo North America, considerada uma das maiores feiras mundiais de pescados e frutos do mar,

Investimento na piscicultura no Vale do Jamari reflete na procura internacional pelo Tambaqui rondoniense

Investimento na piscicultura no Vale do Jamari reflete na procura internacional pelo Tambaqui rondoniense

A economia da região do Vale do Jamari vive a expectativa de maior crescimento com novo avanço da piscicultura do Estado que está sendo amplamente d

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)